A cidade de Campinas está sendo palco de um dos maiores eventos de empreendedorismo e inovação do interior paulista, o Campinas Innovation Week. Os cinco dias de atividades, que contam com o apoio da Prefeitura e é desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), reúne milhares de empresários, empreendedores, investidores e especialistas, numa semana repleta de palestras inspiradoras, oportunidades de networking e a chance de conhecer as mais recentes inovações e tendências do mercado.
O evento destaca-se por oferecer diversos ambientes especialmente projetados para a troca de conhecimento e experiências, bem como para a divulgação de marcas. A programação robusta inclui palestras, painéis de discussão e workshops, abordando temas cruciais para o desenvolvimento do ecossistema empresarial e o varejo conectado com a inteligência artificial.
Um dos destaques foi a palestra de Julio Takano, da KT Kawahara Takano, que abordou o tema "Ecossistemas de Negócios que Transformam o Varejo e Ressignificam Marcas". Takano discutiu como as empresas podem inovar seus modelos de negócios e criar ecossistemas dinâmicos que não apenas atendam às demandas do mercado atual, mas também repensam a relação entre consumidores e marcas. “Estamos vivendo uma era em que a experiência do cliente deve ser central. As empresas que conseguirem construir ecossistemas de negócios sustentáveis e integrados terão uma vantagem competitiva significativa”.
Juliane Lopes, da Wellhub (Gympass), também trouxe apontamentos valiosos, com sua palestra sobre "Cinco Tendências Mundiais para a Era da Experiência". Ela destacou a importância da personalização, do bem-estar e da tecnologia na criação de experiências memoráveis para os consumidores. “Estamos vendo uma mudança global, em que o foco está em oferecer experiências que não apenas satisfaçam, mas encantem os clientes. As tendências apontam para um futuro em que a inovação e a personalização serão chave”.
O evento proporcionou aos participantes a oportunidade de se conectar e expandir suas redes de contatos por meio de Rodadas de Negócios. Nilton Cezar, vice-presidente da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), destacou a importância dessas atividades. “Participar das Rodadas de Negócios foi extremamente produtivo. Tive a oportunidade de fechar parcerias importantes e expandir nossos horizontes de atuação. O Campinas Innovation Week é, sem dúvida, um evento crucial para o fortalecimento do empreendedorismo regional”.
Para o vice-presidente, algumas das ações observadas no evento poderão ser incorporadas nas futuras atividades da ACSO, como forma de trazer ao associado inovações nas áreas de educação e tecnologia. “A troca de experiências e os leads demonstrados mostram que precisamos estar em constante evolução, para que sejamos vanguarda em nossa região”.
A realização do Campinas Innovation Week pela ACIC, com o apoio da Prefeitura, reforça o compromisso das instituições em fomentar a inovação e o desenvolvimento econômico no interior paulista. O sucesso do evento demonstra a força do ecossistema empreendedor de Campinas e a capacidade da cidade em se posicionar como um hub de inovação e negócios.
Sobre a Associação
A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.