O Instituto Talentos, entidade parceira da Rede de Associações Comerciais, aderiu ao Programa Novos Tempos e passa a encaminhar adolescentes, que cumprem ou já cumpriram medidas socioeducativas, a programas de estágio e aprendizagem.
Um termo de cooperação foi assinado entre o Intal e a Fundação CASA. O evento que formalizou a parceria contou com a participação do presidente, João Veríssimo Fernandes, do diretor administrativo da Fundação, Aurélio Olímpio de Souza; e pelos representantes do Instituto Talentos: Afonso Lamounier de Moura e Priscila Mercado.
Uma reunião entre representantes do Intal e da gerência de Pós-Medida e Empregabilidade da Fundação CASA, responsável pelo Programa Novos Tempos, será realizada para estabelecer o fluxo de trabalho da parceria. Na sequência, os detalhes operacionais serão repassados às Associações Comerciais.
Os jovens selecionados para a vaga de estágio ou aprendiz, nas empresas concedentes de oportunidades, realizarão atividades práticas e teóricas, que contribuirão para a formação profissional e pessoal, aumentando, assim, as chances de transformação socioeducacional por meio do trabalho, e reduzindo a probabilidade de reincidência infracional.
Henrique Lucas da Silva, gerente de Pós-Medida e Empregabilidade da Fundação Casa, destaca que parceria é um importante passo no processo de encaminhamento destes jovens ao mercado de trabalho. “Os adolescentes que se dedicarem, terão muitas oportunidades de capacitação”, avaliou.
ADESÃO
Para participar do Programa, os jovens deverão cumprir requisitos estabelecidos pela legislação.
No caso do estágio, o adolescente precisa ser estudante dos ensinos médio, técnico ou ensino superior, e ser maior de 16 anos. Para ser um aprendiz é necessário ser estudante do ensino fundamental ou ter concluído o médio, e ter entre 14 e 21 anos.
As vagas serão oferecidas em todo Estado de São Paulo, onde existam cadastros que serão disponibilizados pela Fundação Casa.
NOVOS TEMPOS
O Programa Novos Tempos é destinado a adolescentes e jovens oriundos do cumprimento de medida socioeducativa de internação, internação sanção e semiliberdade, que tiveram extinção de medida do Poder Judiciário e que aderiram de forma voluntária no momento do desligamento da Fundação CASA.
A premissa da iniciativa é promover a autonomia dos jovens e adolescentes por meio da inserção no mercado de trabalho, de forma a contribuir na realização de seus projetos de vida, além de cooperar efetivamente para a diminuição da sua reentrada no sistema socioeducativo, ou seja, a reincidência em ato infracional.
Entre as metas mensuráveis estabelecidas no Programa estão favorecer a redução na reincidência infracional; diminuir o engajamento na trajetória criminal; fortalecer os vínculos familiares e comunitários; possibilitar a inserção e acompanhamento escolar; ofertar iniciação profissional ou profissionalizante; e, por fim, encaminhar para atividades laborativas, com inserção no mercado de trabalho por meio das parcerias com todos os setores da sociedade.
Leia mais sobre o programa:
https://fundacaocasa.sp.gov.br/index.php/programa-novos-tempos/
Mais informações:
Cleber Lazo / Comunicação Facesp
cleber.lazo@facesp.com.br / (11) 4240-8034/ (11) 98340-4952
SOBRE A FACESP: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 60 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.