O Plano de Fortalecimento da Rede Facesp (PFOR) deu início a uma nova fase, com foco na sustentabilidade da Rede de Associações Comerciais.
Durante a reunião ordinária conjunta dos Conselhos Diretor e Gestor da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), realizada nesta segunda-feira (08/05), foi definido que o PFOR será atualizado e passará a ter como objetivo central o apoio às entidades na comercialização e na performance dos produtos e dos serviços do portfólio Facesp.
Uma comissão de vice-presidentes (VPs), que contará com o apoio da Superintendência-Geral da Federação, será criada. O grupo de trabalho vai discutir e estabelecer uma estratégia e um plano de ação para que as Associações Comerciais possam receber o suporte necessário a fim de aumentar as vendas das soluções inteligentes oferecidas aos empreendedores e, desta forma, gerar novas receitas.
“Nas duas primeiras fases, alcançamos um avanço significativo no aspecto institucional e na aproximação da Facesp com as entidades que estão na ponta. Agora, ajustamos os ponteiros para focar na performance”, afirmou o presidente da Federação, Alfredo Cotait Neto. “O PFOR tem sido fundamental, porém, chegou a hora de gerarmos receita e de sermos sustentáveis”, frisou Cotait.
“A segunda fase do PFOR, que compreendeu o período 2022-2023, foi concluída com muito êxito”, avaliou o superintendente-geral da Facesp, Natanael Miranda dos Anjos. “A terceira fase, que começa agora e vai até 2024, oferece esta oportunidade de reestruturação. O PFOR precisa desta atualização, para ser um programa sustentável e de longo prazo”, disse Natanael.
APOIO ÀS ENTIDADES
Entre as ações previstas para oferecer suporte às entidades, está a criação de uma nova empresa parceira da Rede Facesp. A Central de Rede vai apoiar as ACs na organização da parte comercial. Henrique Noya será o CEO. O executivo foi apresentado aos VPs na reunião desta segunda.
Além da Central de Rede, as Associações Comerciais seguirão com o apoio dos agentes do PFOR, que serão acomodados em uma nova distribuição regional, visando a otimização das atividades.
AVALIAÇÃO DO CONGRESSO
Ainda durante o encontro, um balanço do 20º Congresso da Facesp foi apresentado.
Duzentas e dezessete Associações Comerciais, o que representa 65%da Rede Facesp, estiveram presentes. Foram 1.458 participantes.
Alguns resultados da pesquisa de avaliação sobre o Congresso foram divulgados. Na pergunta sobre a programação geral, 98% avaliaram como excelente ou boa. A abertura solenerecebeu 92% de avaliação excelente ou boa. E, por fim, 83% avaliaram as palestras como excelentes ou boas.
A Facesp já prepara a nova edição do Congresso.
Mais informações:
Cleber Lazo / Comunicação Facesp
cleber.lazo@facesp.com.br / (11) 3180-3539 / (11) 98340-4952
SOBRE A FACESP: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 59 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.
SOBRE O PFOR: O Plano de Fortalecimento (PFor) da Facesp foi criado para oferecer condições econômicas e estruturais para que as Associações Comerciais possam crescer e se desenvolver, tendo como ponto de apoio o trabalho do agente de desenvolvimento regional e do vice-presidente regional da Federação.