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Papo de Empresário – Via 77 – Silveli de Santis e Marli Lopes

Notícias 13 de novembro de 2023

 

Nesta edição, a coluna Papo de Empresário foi conversar com duas mulheres empreendedoras que fizeram um sonho se tornar realidade. Marli de Fátima Daun Lopes e Silveli Aparecida de Santis. Elas são as proprietárias da Via 77.

 

A loja ganhou vida a partir de uma amizade, faz parte do dia a dia de Osvaldo Cruz há mais de 27 anos e por um longo período no passado, também esteve presente em outras cidades da região. Tudo isso graças à vontade de inovar e surpreender das proprietárias.

 

Confira na entrevista as histórias e desafios profissionais e pessoais de Silveli e Marli, da Via 77.

 

O Informativo: Para começar, vocês podem nos contar um pouco sobre a história da Via 77 e como ela foi fundada?

 

Silveli de Santis: Eu, que era bancária, era cliente da loja onde a Marli, que era balconista e trabalhava em uma loja e tínhamos amigas em comum. A partir desse período, ela me convidou para montar uma loja de roupas e assim fizemos. Eu, com experiência apenas da parte financeira, e ela nas compras e vendas. A parceria deu certo e apesar de nem todos os momentos terem sido fáceis, conseguimos nos firmar e nos manter até os dias de hoje.  Resultado de muito trabalho e dedicação atrelados à enorme vontade de aprender.

 

O Informativo: A Via 77 sempre foi, e continua sendo, uma referência da moda na cidade. Quais foram os momentos mais marcantes ao longo dessa jornada?

 

Marli Daun Lopes: Foram muitos momentos especiais. Surgimos num período em que a moda STREETWEAR tomou conta dos jovens nas grandes capitais e era atrelada ao SKATE, enquanto outra vertente eram as marcas de SURF voltadas ao público que frequentava as praias e pegava ondas. Nessa época surgiram marcas como Onbongo, Hang Loose, HD, Maresias e Cavalera. Com o passar dos anos, umas ficaram e outras não sobreviveram. Nós trouxemos essas marcas que aqui ninguém conhecia e, rapidamente passou a ser objeto de desejo dos adolescentes. Fizemos eventos de corrida de MotoCross com atletas patrocinados.  Através de nosso empenho para estimular o esporte direcionado aos jovens, surgiu a pista de skate próximo à antiga Estação Ferroviária, na gestão do ex-prefeito Valtinho. 

 

O Informativo: Está no DNA de vocês o empreendedorismo. Como foi se aventurarem por outras cidades e conhecerem mais de perto os hábitos dos consumidores dessas cidades?

 

Marli: Passamos por uma fase muito boa para esse segmento que nos levou a abrir lojas em Adamantina e Tupã, onde pudemos conhecer a realidade de outras cidades e consumidores.  

Silveli: Foi muito interessante à experiência, mas de certa forma, exigia muito deslocamento diário e consequentes riscos.  Por essa razão optamos por nos concentrar em Osvaldo Cruz, onde temos raízes e maior volume de negócios.

 

O Informativo: Vocês são exemplos de empreendedorismo em Osvaldo Cruz. Quais conselhos vocês dariam para futuros empresários e empreendedores?

 

Silveli: Nós, desde a criação de cursos como o Empretec, o Ideal e outros patrocinados pelo SEBRAE, sempre participamos e tentamos nos qualificar para permanecer no mercado. Tarefa difícil, mas com esses cursos, o empresário tem condições de superar momentos em que a economia apresenta oscilações. O conselho é que não se aventurem sem conhecer a realidade do negócio. Façam pesquisa de mercado, projeções e analisem a viabilidade do empreendimento. Atualmente, a própria ACEOC oferece oportunidades para servir de preparo aos novos empreendedores. Outro detalhe é que não se deve esperar resultados imediatos, porque todo investimento tem um prazo para  acontecer e apresentar  o retorno esperado. Há de se ter paciência e preparo.

 

O Informativo: A gente quer saber também como vocês planejam o futuro da loja. Quais são as metas e projetos para a Via 77?

 

Marli: Atualmente nossa loja, acompanhando as mudanças de mercado, apresenta-se como opção de roupas casuais, trabalhando com marcas de projeção, tais como Calvin Klein, Forum, Lez a Lez e Convicto, que atendem indistintamente todos os públicos. Como meta, manter o nível de atendimento que sempre nos diferenciou e agregar produtos que estejam no nível de qualidade que sempre norteou nosso trabalho.

 

O Informativo: Vocês têm um público muito fiel à marca e ao propósito da Via 77. Os jovens do início dessa história devem estar ou com seus filhos ao lado ou até com seus netos no colo, quando chegam para ver algo para comprar. Como vocês enxergam esse legado?

 

Marli: Essa é a parte mais importante de nossa trajetória. Vivenciamos muitas situações em que o adolescente do final dos anos 90, muitas vezes residindo em outras cidades, vem rever a loja e para nossa surpresa, ouvimos pérolas tipo; “Tenho ainda a jaqueta da Onbongo que comprei há mais de 15 anos e continuo usando, porque não acaba”. Muitos jovens, hoje casados e com filhos, continuam sendo clientes e demonstram o carinho que sentem pela nossa loja.

 

Silveli: Fazemos parte de uma minoria de empresários que conseguiram permanecer por tantos anos e manter-se em evidência, o que é motivo de muito orgulho, mas, sobretudo, creditamos esse fato ao grupo de colaboradores que temos, escolhidos não apenas por currículo, mas sim por vestir a camisa da empresa e passar a fazer parte da família.

 

O Informativo: Como é a relação da empresa com a ACEOC? Como a Via 77 vê essa parceria ao longo dos anos?

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