Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Projeto da ACE Jundiaí resgata história do Grupo Luchini

Notícias 14 de setembro de 2020

No segundo episódio do projeto “Jundiaí Tem História – Valorizando o Comércio”, da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, a homenagem é para o Grupo Luchini. O empresário Edson Luchini conta como os irmãos Abílio, Flávio e Mário iniciaram a empresa que hoje tem lojas em Jundiaí, Bragança, Atibaia e em cidades do sul de Minas.

A história do grupo começou ainda nos anos 40. Mecânicos de automóvel, os irmãos trabalhavam em uma pequena concessionária Chevrolet na Vila Arens, localizada no trajeto dos motoristas que seguiam para Minas ou Interior pela Estrada Velha de São Paulo. “O dono da concessionária Chevrolet em Uberaba levou meu pai Abílio e o meu tio Mário para trabalharem com ele”, conta Edson. “O Flávio ficou em Jundiaí para não deixar o dono da concessionária a ‘pé’.”

Abílio e Mário ficaram dois anos em Uberaba mas foram obrigados a retornar a Jundiaí por conta da Segunda Guerra Mundial. Juntos novamente, os três irmãos abriram uma oficina na avenida Dr. Cavalcanti, esquina com Bartolomeu Lourenço. “Era uma oficina pequena em um salão de 10x 25.”

O empreendimento familiar deu certo e os irmãos iniciaram a revenda de produtos Studebaker, DKW, Massey Harris e Ferguson (mais tarde foram transformadas na Massey Ferguson)

Em 1951 a família comprou um galpão na rua Vigário JJ Rodrigues, onde morava e trabalhava. No ano seguinte, após uma grave crise no país, os irmãos precisaram rever as atividades e optaram por trabalhar com a Chevrolet para dar continuidade aos negócios. “Em 1957 meu pai, que tinha diploma da fábrica, conseguiu que a General Motors nomeasse a nossa empresa como concessionária porque já trabalhávamos com maior volume de carro.”

Edson conta que em 1968, por conta do lançamento do Opala, o primeiro automóvel de passeio fabricado pela GM no país, a Luchini precisou mudar para uma área maior, na rua Barão de Teffé, onde está até hoje. No terreno de quase 12 mil metros quadrados de terreno, ficam os setores de vendas e as oficinas. Além da Luchini Chevrolet, fazem parte do grupo: Luchini Auto Posto, Luchini Tratores, Valec Renault, Valec Motors, Chroma Honda e Yang Veículo.

Sobre o projeto

O projeto Jundiaí Tem História foi iniciado pela ACE Jundiaí em agosto deste ano e nos próximos meses produzirá entrevistas em vídeos com os associados mais antigos da entidade. “O objetivo este projeto é valorizar o comércio, resgatar a história das empresas apresentadas e preservar a memória dos entrevistados”, diz o presidente, Mark William Ormenese Monteiro.

Além da gravação do vídeo o projeto também contempla a entrega de um troféu personalizado. “É uma forma de homenagearmos o entrevistado pelo trabalho realizado na cidade.”

A entrevista com Edson Luchini está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=x1LciPb-BTY&t=313s

 

 


 

--

 
                            

 

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE