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Varejo paulista tem quarto resultado positivo, aponta Associação Comercial de SP

Notícias 04 de dezembro de 2017

Boletim ACVarejo registra aumentos de 1,1% das vendas em setembro e de 3,2% no período acumulado (janeiro a setembro); para ACSP, recuperação ganha força

São Paulo, 4 de dezembro de 2017. Depois de um início de ano com resultados negativos, o volume de vendas do varejo ampliado registrou, em setembro, o quarto resultado positivo consecutivo de 2017 (1,1%), na comparação com o mesmo período de 2016, de acordo com a pesquisa ACVarejo da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

O varejo ampliado inclui automóveis e material de construção. O levantamento também mede o desempenho do varejo restrito. Para Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), a elevação de setembro ? mesmo que pequena ?, dá prosseguimento a um movimento positivo que teve início em junho deste ano, “o que indica que a recuperação vem ganhando força, em decorrência do aumento da renda e do emprego e da maior disponibilidade de crédito, com taxas de juros mais baixas e maiores prazos de financiamento”.

No período acumulado de janeiro a setembro, o setor acumula alta de 3,2% no território paulista, sobre igual período de 2016.

Atividades

Em setembro, oito das nove atividades econômicas consideradas na pesquisa ACVarejo expandiram suas vendas em relação ao mesmo período de 2016: lojas de departamento, eletrodomésticos e eletrônicos (12,6%); concessionárias de veículos (10,4%); lojas de móveis e decorações (10,2%); autopeças e acessórios (6,4%); supermercados (4,6%) farmácias e perfumarias (2,9%); lojas de material de construção (2,8%); lojas de vestuário, tecidos e calçados (2%). Na contramão, o ramo “outros tipos de comércio varejista” perdeu 14,6% ? ele abrange combustíveis e lubrificantes, por exemplo.

Regiões

Na mesma base de comparação, o comércio do Vale do Paraíba teve o melhor desempenho em setembro (11,3%), seguido pelas regiões de Jundiaí (6,8%), Sorocaba e Vale do Paranapanema (5,7%), Ribeirão Preto, Baixa Mogiana e Franca (5,2%), Campinas (2,7%) e Marília (2,7%).

As lojas registraram perdas de vendas nas regiões Metropolitana Oeste (-6,7%), Metropolitana ABC (-3,5%), Presidente Prudente ( -2,1%) e São Paulo (-0,4%).

A pesquisa ACVarejo é elaborada mensalmente pelo Instituto de Economia da ACSP com informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Abrange as seguintes atividades: autopeças e acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de departamentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos; lojas de material de construção; lojas de móveis e decorações; lojas de vestuários, tecidos e calçados; outros tipos de comércio varejista; supermercados. 

Veja na íntegra:

ACVarejo Boletim n.41 (vendas e faturamento - varejo ampliado e varejo restrito - Estado de SP e de cada região)  

Mais informações:
Patrícia Gomes Baptista
Assessoria de Imprensa
pgbaptista@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 122 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

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