Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

‘2º Encontro das OSCs de Franca’ reúne cerca de cem profissionais

Notícias 11 de março de 2020

Estiveram na sede da ACIF, na manhã desta terça-feira, 20 entidades locais; Destinação do Imposto de Renda e captação por meio da Nota Fiscal Paulista foram temas do encontro

A Rede Compartilhar promoveu hoje, 10, na sede da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), a 2ª edição do “Encontro das OSCs de Franca”. Cerca de cem pessoas de 20 entidades assistenciais locais estiveram presentes para tratar sobre a captação de recursos por meio da destinação do Imposto de Renda e Nota Fiscal Paulista. Ministraram palestras sobre os temas Luís Aurélio Prior, presidente do Conselho do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Franca, e Fernanda Gomes, auditora líder ISO 9001 que atuou como superintendente da Feapaes SP (Federação das Apaes do Estado de São Paulo) por 6 anos.

“A captação de recursos é um tema que precisa ser debatido entre as entidades e este evento contribui muito para isso”, afirma Prior. “Para se ter uma ideia, o potencial de arrecadação via Destinação do Imposto de Renda via Pessoas Físicas é de R$ 4 milhões, em Franca, e nós não atingimos nem 10% deste montante. É um valor que poderia auxiliar 38 entidades na realização de seus projetos e que não fica na cidade. É importante que as pessoas se conscientizem quanto a isso”.

Em relação ao programa Nota Fiscal Paulista, foram discutidas as alterações sofridas no último ano e otimização deste recurso por meio da separação eficiente das notas. “Tem notas que podem reverter à entidade até três vezes o seu valor, mas, para isso, é preciso que a instituição faça a gestão das notas captadas para que as de maior retorno sejam digitadas”, afirmou Gomes. “Existem segmentos do comércio em que as notas são captadas que não contam com devolução de ICMS, logo, não há retorno algum para as entidades. É por isso que dar às instituições um melhor olhar para a gestão das notas é tão importante”.

Ainda de acordo com dados apresentados por Gomes, o Estado de São Paulo conta com um potencial de repasse, via programa de nota fiscal, de R$ 200 milhões, mas o montante que chega às entidades é de 20% a 30%, apenas. “Muitas entidades, por não terem entendido as mudanças do formato do programa, deixaram de recolher e digitar as notas. Estamos deixando de acessar um potencial de captação enorme. Entre os apoios ao 3º setor advindos de grandes instituições, este é o 3º maior do país”, diz Gomes.

Sobre a Rede Compartilhar

A Rede Compartilhar é um grupo que desenvolve ações voltadas às entidades do 3º setor na cidade de Franca. O grupo é formado pela AEAF (Associação das Entidades Assistenciais de Franca), Iansa (Instituto de Apoio Nossa Senhora Aparecida), Bolonha & Melo Escritório de Advocacia, Santa Casa de Franca, Feapaes (Federação das Apaes do Estado de São Paulo), Esac (Escola de Aprendizagem e Cidadania de Franca) e ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca).

Se você representa uma entidade local e quer conhecer e fazer parte da Rede Compartilhar, entre em contato com alguma das instituições parceiras e saiba como.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE