Desde as 14 horas desta quarta-feira (23), quem passa pelo centro de São Paulo pode conferir, em tempo real, os gastos públicos do País. Instalado na fachada da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o "Gasto Brasil" é uma calculadora gigante que exibe os custos da União, dos estados e dos municípios.
A iniciativa, desenvolvida pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), busca aumentar a transparência e engajar os cidadãos no controle dos gastos públicos.
Para garantir a precisão dos dados exibidos, o sistema utiliza uma metodologia estruturada em três etapas: coleta automatizada de informações, tratamento dos dados e projeção de valores estimados. As informações são captadas diretamente da Secretaria do Tesouro Nacional, garantindo confiabilidade.
UM CHAMADO À AÇÃO
A motivação para o projeto vai além de informar. Para Alfredo Cotait Neto, presidente da CACB e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), o controle dos gastos públicos é essencial para garantir o equilíbrio fiscal e promover o desenvolvimento econômico. “É imprescindível combinar práticas de transparência, participação cidadã e inovação tecnológica para viabilizar um Estado mais eficiente”, destaca Cotait.
“Temos que usar a nossa capilaridade para que essa mensagem chegue à população. Precisamos usar as Associações Comerciais como interlocutores, por isso que estamos aqui hoje. A nossa força vem da base, essa base que estamos construindo”, afirmou Cotait. “Não faz sentido ficarmos inertes achando que esse gasto exorbitante é uma coisa natural”, disse.
Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP, reforça a necessidade de mobilização. “Com a capilaridade das Associações Comerciais, podemos levar essa mensagem a todas as regiões do Brasil e reforçar a conscientização sobre os impactos do gasto público excessivo”, afirmou.
ENDIVIDÔMETRO À VISTA
Além do Gasto Brasil, Cotait revelou planos para outra ferramenta, o "Endividômetro", que medirá o montante da dívida pública brasileira. A proposta surge como um complemento ao "Impostômetro", painel que há 20 anos exibe, também na sede da ACSP, o total de impostos arrecadados no País.
“Não podemos aceitar como natural a manutenção de um Estado que consome tanto e entrega pouco. É hora de priorizar eficiência e aliviar a carga sobre a sociedade”, declarou Guilherme Afif Domingos, idealizador do Impostômetro e presidente Emérito da CACB.
TRANSPARÊNCIA COMO PILAR
O Gasto Brasil reforça a tradição da Rede de Associações Comerciais de fomentar a conscientização cidadã.
O Impostômetro, instalado em 2005, se tornou uma referência, ao informar a população sobre o peso da carga tributária. Neste ano, o painel atingiu a marca de R$ 1 trilhão, cinco dias antes do que em 2024, destacando a relevância de iniciativas como estas no debate sobre a eficiência da gestão pública.
A cerimônia de inauguração do Gasto Brasil foi transmitida ao vivo pelos canais da CACB e da ACSP no YouTube.
Fotos do evento estão disponíveis AQUI.
Fontes: CACB, ACSP São Paulo, DC News e Diário do Comércio.