Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

“2021 chegou com muitas oportunidades”

Notícias 26 de dezembro de 2020

O Informativo traz nesta 1ª edição do ano uma entrevista especial com o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Osvaldo Cruz, Edivaldo Marconato. À frente da Entidade desde 2017 (biênio 2017-2019) e reeleito para o segundo mandato (2019-2021), Marconato falou sobre a experiência de ocupar o cargo de Presidente da ACEOC e ainda sobre metas e desafios para o ano que se inicia. Confira a entrevista.

 

O INFORMATIVO: Você foi escolhido em 2017 como Presidente da ACEOC. Como encarou esse desafio?

MARCONATO: Eu vi mais como uma oportunidade do que um desafio. Trabalho no comércio há mais de 35 anos. Fui funcionário, fui colaborador de outras empresas, até chegar a hora de ter o nosso próprio negócio. A partir daí sempre estivemos próximos à ACEOC. Como associada, nossa empresa participou com seus gestores e colaboradores de cursos, treinamentos, serviços. Passei a entender como é importante ser associado e como a Entidade pode nos auxiliar como empresa. Tudo é aprendizado. Após alguns anos como associado fui convidado a ser membro da Diretoria e ao me convidarem para estar à frente da maior Associação Comercial da região, fiquei honrado e agradecido. O que eu poderia fazer em retribuição foi o meu melhor para engrandecer ainda mais a nossa Associação. Em 2019, fui reconduzido ao cargo, após a manifestação da Diretoria. Na ocasião da indicação da chapa, os associados votaram favoráveis para que estivéssemos por mais dois anos como Presidente, juntamente com os demais membros da Diretoria. Nosso mandato termina em junho próximo.

 

O INFORMATIVO: Quais são, no seu entender, os principais avanços que a ACEOC teve nestes últimos três anos e meio?

MARCONATO: Quando assumimos em 2017, a ideia era trazer uma dinâmica maior de serviços e produtos aos associados. Aliado a isso, tínhamos que implantar processos de modernização na gestão da Entidade. A meta era fazer com que a ACEOC servisse de modelo gerencial e administrativo. Não que não fosse anteriormente, mas o desafio era fazer com o que o associado entendesse que dá para fazer um modelo de administração e gestão mais antenado com o que é novo. O desafio era implantar esse modelo, aliado ao respeito às tradições e história da Associação. Aos poucos e com muito trabalho e empenho conseguimos avançar em vários setores.  Também tínhamos que ofertar mais serviços e produtos aos associados e fortalecer nossas campanhas. Essas ações visam incentivar os consumidores a comprarem nas empresas participantes, fato que também acredito que conseguimos. Tanto que nas últimas campanhas anuais houve aumento no número de participantes e valores de premiação ano a ano. Também temos que destacar o trabalho dos nossos colaboradores, desde o Gerente João Lino e todos os outros setores da Entidade. Todos, sem exceção, vestem a camisa, trabalham incansavelmente como um time bem alinhado e seguro. Isso nos dá tranquilidade também.

 

O INFORMATIVO: 2020 foi um ano desafiador, a partir do momento em que a pandemia do novo coronavírus se instalou no mundo. Você como Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Osvaldo Cruz esteve à frente de muitas decisões para tentar minimizar o impacto do fechamento das lojas e no momento da reabertura parcial de atendimento ao consumidor. Como foi lidar com essas situações, até então, inéditas?

MARCONATO: Não foi fácil. Aliás, não está sendo fácil porque não terminou. O que devemos entender e respeitar é o seguinte: as realidades dos mais de 650 associados são distintas. Uns têm determinadas necessidades, outros com outras situações diversas a lidar. Além disso, muitas pessoas enxergam a ACEOC como a representante de todos os empresários locais, mas muitos nem associados são. O que buscamos durante todo o tempo foi conversar com as Autoridades – Políticas, do Judiciário, de Saúde, etc., para tentar encontrar um meio de atender os anseios dessa classe tão importante, que é a empresarial. Somos nós quem geramos a maior parte dos empregos na cidade. Pagamos impostos, oferecemos oportunidades de crescimento pessoal e profissional para muitas pessoas, ajudamos com o sustento de muitas famílias e sempre buscamos sermos ouvidos. Temos que ter voz ativa nessas decisões. É importante ressaltar também que em algumas situações as decisões das Autoridades já estavam tomadas e não tivemos como argumentar. Isso gerou uma certa frustração para nós e para muitos comerciantes. A ACEOC sempre buscou o melhor para os empresários, fizemos o que foi possível e respeitamos as Autoridades constituídas, as leis e à ordem social. Como disse anteriormente, ainda não acabou e vamos continuar sendo essa voz, que precisa ser sempre ouvida. Sabemos da gravidade da doença e temos que entender que cuidados tem que serem tomados para garantir a saúde de todos.

 

O INFORMATIVO: A ACEOC tem também um papel importante para os profissionais que buscam aprimorar aprendizados e desenvolver habilidades de trabalho. Quais os principais pontos a serem destacados?

MARCONATO: Acredito que o principal ponto são as parcerias que firmamos ao longo do tempo com outras Entidades, como o SEBRAE, por exemplo. Com eles aprendemos a importância cada vez maior do aprendizado contínuo. Desde a primeira turma do EMPRETEC, aliás, até antes disso, a ACEOC e o SEBRAE são parceiros. Isso possibilitou oferecer recentemente o programa Surpreenda Varejo e o ALI. Além disso, temos outros como o SICOOB PAULISTA, que nos auxilia em muitos eventos e palestras. Temos ainda outros parceiros que oferecem cursos, treinamentos, mini palestras, palestras e etc. Todos são importantíssimos para o cumprimento do papel que a ACEOC exerce. Tivemos palestras de nomes renomados no cenário nacional, cursos de aperfeiçoamento em diversas áreas (atendimento, gestão, financeiro, marketing, digital, etc.)  e isso tudo tem que continuar, porque esse também é um pilar fundamental da ACEOC:  gerar oportunidades para seus associados.

 

O INFORMATIVO: O MULTIPLIC – O Fórum Permanente de Desenvolvimento Econômico e Social de Osvaldo Cruz (Multiplic) surgiu a partir de uma ideia dos Diretores da ACEOC. Como você avalia o que vêm sendo feito e qual é a importância da participação popular nesse processo?

MARCONATO: O MULTIPLIC é um projeto totalmente inédito. É diferente falar sobre ele. Poderia até fazer uma analogia, porque é como um filho. Primeiro, a gente sonhou essa possibilidade. Depois, ele virou um embrião. Aí foi concebida a ideia e agora estamos vendo o MULTIPLIC crescer e se desenvolver. Foram horas, dias, meses e anos de estudo. A participação e a doação de tempo e recursos de empresas e pessoas é louvável. Todos acreditamos que é possível fazer de Osvaldo Cruz um lugar melhor e com mais oportunidades. É essa a intenção. Agradecer ainda aos membros: Diretores, Coordenadores e os demais voluntários. São eles que dão vida ao MULTIPIC. Nós servimos apenas de suporte para o que está acontecendo. São encontros de ideias, novos caminhos que podemos seguir e o mais importante: o despertar de consciência de que somente com a efetiva participação das pessoas podemos fazer mais e melhor. É um exercício de cidadania.

 

O INFORMATIVO: Neste ano que está começando, quais serão os pilares para o trabalho a ser desenvolvido pela ACEOC?

MARCONATO: Estar ao lado, defender os interesses e apoiar os associados está no estatuto. Este é o pilar central  para nossa diretoria. Por isso continuaremos a atualizar e aprimorar os serviços já ofertados para os associados. Isto é uma necessidade nos tempos de hoje, além de buscar inovações tecnológicas para oportunidade de vendas, a capacitação e atualização dos associados.

 

O INFORMATIVO: Sua mensagem final.

MARCONATO: Agradecimento. Esse é o sentimento. Temos ainda mais seis meses à frente da ACEOC, mas desde já agradeço por tantas oportunidades. Acredito que ofereci o meu melhor para a Entidade. Me sinto honrado em ocupar este cargo e vou continuar com toda disposição até o final do meu mandato. Agradecer também a todos os membros das Diretorias em que estive à frente e dizer que fomos nós que fizemos. Não há como fazer nada sozinho, mas sim com a colaboração, empenho e comprometimento de todos. Por fim espero que 2021 seja melhor que 2020 e que possamos aprender cada vez mais com tudo o que vivemos. Obrigado.

 

---

 

Grata até o presente momento  e permaneço à disposição.
Tenha um ótimo dia!

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE