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ACIJ Joanópolis passa a ser autoridade de registro de certificados digitais

Notícias 09 de setembro de 2019

A Associação Comercial e Industrial de Joanópolis (ACIJ) passou a ser uma Autoridade de Registro (AR) para a emissão de certificados digitais. A partir de agora, empresários de todo o município poderão emitir assinaturas digitais na sede da ACIJ, não tendo mais a necessidade de se deslocar para outra cidade.

A publicação no Diário Oficial da União (D.O.U.), que a oficializou como AR, ocorreu em 24 de julho (ed. 141, seção 1, página 4, pelo Instituto de Tecnologia da Informação (ITI), órgão pertencente à Casa Civil da República Federativa do Brasil).

A ACIJ é a primeira AR da história de Joanópolis. A entidade passa a emitir o certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, pertencente à Rede Facesp.

“O certificado digital funciona como uma identidade virtual, que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos, possuindo validade jurídica e garantindo a autenticidade dos documentos assinados digitalmente, que ficam livres da necessidade de autenticação em cartório, por exemplo”, afirmou o presidente da ACIJ, Thiago Bueno.

A certificação digital permite que pessoas e empresas de Joanópolis se identifiquem e assinem digitalmente documentos com segurança e agilidade. “O projeto de trazer para Joanópolis uma AR, partiu da diretoria da ACIJ, que verificou a dificuldade que o empresário joanopolense enfrentava ao ter que se deslocar para outro município para emissão do certificado”, contou Bueno.

“A ACIJ sendo uma AR trará benefícios para todos, pois, além dos associados, que poderão emitir seu certificado com descontos, qualquer pessoa terá condições de utilizar esta Autoridade de Registro para compra, emissão e validação certificados”, ressaltou o presidente.  

Bueno destaca que o trabalho de homologar a Associação Comercial foi “árduo e ousado, tendo em vista que os requisitos técnicos e burocráticos para se tornar uma agência são complexos”. “A diretoria da ACIJ enfrentou o desafio, que até momento havia sido conquistado apenas por entidades de municípios de grande porte. O sucesso do projeto somente se tornou realidade, graças ao apoio da diretoria, do conselho deliberativo e da secretária executiva Fátima Badari, que não mediram esforços”, ponderou.

As vendas com validação dos certificados já estão disponíveis para compra no site da ACIJ, no link www.acijoanopolis.com.br. Mais informações pelo telefone (11) 4539-9503.

 

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