A Vimpla Blocos completou três décadas de história no Engordadouro e para celebrar a data, a Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí prestou uma homenagem surpresa aos familiares do fundador, Vicente Martins da Silva.
A homenagem foi feita pelo vice-presidente da ACE, Orlando Fabrício, à esposa de Vicente, Rosa Ferreira, e aos filhos Leonardo, Fernando e Adriano. Emocionada, ela agradeceu a Associação e contou a trajetória do marido para fundar a empresa e os desafios enfrentados para assumir a Vimpla após a morte dele em um acidente de caminhão.
Nordestino do Ceará, Vicente chegou a Jundiaí em 1978 com um amigo, depois de uma passagem por Belém do Pará. Solteiro e com cerca de 20 anos, iniciou sua jornada na construção civil como pedreiro.
Seu primeiro contato com a fabricação de blocos ocorreu enquanto Vicente trabalhava para o senhor José Maria, que possuía uma máquina. “Eles experimentaram fazer os blocos e deu certo, foi aí que tudo começou”, relembra a esposa.
Nesta época, Vicente e Rosa já eram casados e foi ela que contribuiu para o início da empresa comprando matéria-prima. “Para começar o primeiro bloco, peguei dinheiro da poupança do meu pai. Com cerca de R$ 75, consegui comprar um caminhão de pedra e pedrisco", relembrou.
Após a tragédia que abalou a família, Rosa assumiu o comando da empresa, conciliando a administração dos negócios com a criação dos filhos. Na época, o mais velho, Fernando, tinha 19 anos e seus irmãos Leonardo e Adriano ainda eram crianças. "No começo, eu fazia os blocos e depois ia para casa para preparar o almoço. À tarde o Fernando ficava com os irmãos e eu ia para o banco. Ia de ônibus porque não tinha carro.”
Com o tempo, a qualidade dos blocos de concreto fez com que a Vimpla Blocos ganhasse notoriedade no mercado. Com a crescente demanda, Vicente sentiu a necessidade de agregar outros materiais e a empresa passou a oferecer diferentes produtos para a área de construção.
Hoje, a Vimpla segue sob a gestão familiar, com os filhos Leonardo, Fernando e Adriano atuando diretamente nos negócios, e apoio de funcionários, alguns com mais de 25 anos de casa.