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ACIB faz balanço da campanha Leão Amigo 2019

Notícias 22 de novembro de 2019

A Associação Comercial e Industrial de Bauru (ACIB) divulgou nesta semana balanço da campanha “Leão Amigo” 2019, que visava a destinação de 3% do Imposto de Renda Pessoa Física para o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Bauru. O valor bruto arrecadado neste ano foi de R$ 444.072,00, ou seja, 50,3% a mais do que o montante de 2018, quando o município arrecadou R$ 294.640,00. A entidade convida agora a população a participar novamente da ação até o próximo dia 31 de dezembro, quando é possível destinar 6% do Imposto de Renda (IR) a projetos sociais da cidade. A campanha, inédita, é uma iniciativa da ACIB, Receita Federal e Secretaria Municipal do Bem-Estar Social (Sebes).

De acordo com o Presidente da ACIB, o economista Reinaldo Cafeo, a campanha lançada em março de 2019 teve um resultado bastante positivo, superando as expectativas. “Em 2018, apenas 196 pessoas destinaram uma parte do seu Imposto de Renda e o total de arrecadação ficou em R$ 294.640,00. A intenção para este ano era duplicar esse volume que será destinado às entidades assistenciais, e isso acabou mesmo acontecendo.  O que mostra que a população de Bauru está sensível às questões sociais. Essa contribuição significa muito não apenas para as pessoas de baixa renda, mas também para a sociedade como um todo”, afirmou.

O Secretário Municipal do Bem-Estar Social, José Carlos Augusto Fernandes, lembrou que a participação de todos foi fundamental para o êxito da campanha. Ele reforçou ainda que o cidadão que fez a destinação do IR pôde indicar a Instituição ou Projeto que pretendia ajudar. “Além disso, é possível agora acompanhar no portal da Prefeitura Municipal a utilização do recurso”, declarou.

Já o Delegado da Receita Federal do Brasil em Bauru, Luiz Carlos Aparecido Anézio, ressaltou a importância da parceria firmada entre a Receita Federal, a ACIB e a Secretaria do Bem-Estar Social (SEBES), que resultou no incremento das destinações com relação aos anos anteriores.

“Neste ano de 2019, a Receita Federal, juntamente com a ACIB, na figura de seu Presidente, Sr. Reinado Cafeo, e a Sebes, realizaram ações conjuntas para fomentar a destinação de parte de seu Imposto de Renda para o Fundo da Criança e do Adolescente. A parceria foi de fundamental importância, contribuindo assim para o incremento nas destinações com relação aos anos anteriores. Esperamos contar novamente com essa parceria para os próximos anos”, frisou Anézio.


Ápice da campanha Leão Amigo acontece neste final de ano


A intenção da ACIB é ampliar ainda mais a arrecadação em 2020. Para tanto, a proposta é que a população faça a destinação na Declaração de Ajuste Anual (DAA), até o dia 31 de dezembro de 2019. Quem optar pela doação até essa data poderá destinar até 6% do IR ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Bauru, bem como a projetos de audiovisual, de esporte e do idoso. Lembrando que o recolhimento deve ser feito através de guia própria, para que no próximo ano o comprovante possa ser anexado à Declaração do Imposto de Renda.

“É importante ressaltar que esta modalidade não altera o valor do IR a ser pago, apenas dá à população o direito de escolher o direcionamento deste percentual, ao invés de deixar que o Governo Federal escolha a instituição. A ACIB então começa um trabalho conjunto com a Receita Federal e a Sebes para fomentar essa campanha e assim ampliar o montante arrecadado”, declarou Cafeo.

O Secretário de Economia e Finanças da Prefeitura Municipal de Bauru, Everson Demarchi, reforçou que essa é uma ação que toda a população pode participar. “É o fechamento do exercício 2019. Então esse é o momento que as pessoas devem fazer essas destinações, esses aportes, para que ela possa no próximo ano fazer essa declaração no seu Imposto de Renda. É importante que a população esteja consciente, para que possa auxiliar na campanha, que é muito bem vista para a cidade e tem um retorno fundamental para a população bauruense”, afirmou Demarchi.

Demarchi lembrou também que a campanha traz benefícios tanto para a população quanto para as entidades assistenciais do município. “É uma campanha que auxilia todos os envolvidos, sem trazer nenhum prejuízo ou custo para o contribuinte. Colabora com a população, porque os recursos ficam no próprio município e as pessoas podem fazer o acompanhamento de onde o valor arrecadado está sendo utilizado e investido. Auxilia as entidades assistenciais da cidade, já que esses valores arrecadados aumentam a distribuição dos recursos. Já a Prefeitura não tem que destinar tantos recursos e acaba atendendo todos os projetos e entidades que precisam, ainda mais nesse momento de crise, onde é preciso investir mais no social, sem com isso onerar o contribuinte”, destacou.

 

 

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