A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) recebeu, na noite desta quinta-feira, 12, uma moção de aplausos proposta pela Câmara Municipal de Franca pelos seus 80 anos de história, completados em 18 de setembro deste ano.
A proposição do ato foi feita pelo vereador Daniel Bassi, que presidiu a sessão solene realizada no anfiteatro do Senai, reunindo mais de 200 pessoas entre empresários, autoridades, colaboradores da ACIF e imprensa. Os presidentes dos Conselhos de Administração e Deliberativo da ACIF, Fernando Jorge e Paulo Zamikhowsky, e o prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, compuseram a mesa ao lado de Bassi, e falaram ao público.
"Não tem como falar dos 200 anos de Franca, sem citar a ACIF", disse o vereador, que abriu o momento de fala, seguido pelo prefeito, Alexandre Ferreira. "É um prazer estar em mais um ato de celebração dos 80 anos ACIF e reconhecer a história e o legado das pessoas que passaram pela entidade", afirmou o prefeito.
Na ocasião, o presidente do Conselho Deliberativo falou sobre os princípios da entidade. "Há 80 anos, a gente vivia uma época completamente diferente, onde tudo era analógico, hoje, vivemos em uma era digital, mas sua essência não mudou. A ACIF sempre lutou por valores que são fundamentais para a sociedade. A ACIF ajuda as pessoas a sonhar e, mais importante que isso, a realizarem seus sonhos de empreender", disse Paulo.
Já o presidente da ACIF mencionou marcos importantes da história da associação. "A ACIF, que detém o CNPJ ativo mais antigo de Franca, carrega em sua história uma trajetória de trabalho e dedicação", disse Fernando.
"Entre as muitas conquistas de Franca que temos orgulho de ter contribuído ao longo dessas oito décadas, estão o apoio à construção do Teatro Municipal e a implementação do sistema de dados SCPC, que hoje tem abrangência nacional. Além disso, fomos pioneiros ao criar a primeira cooperativa de crédito voltada ao comércio no Brasil, e, ao lado de outras importantes entidades, o Instituto Pró-Criança, que se empenhou pela erradicação do trabalho infantil na cadeia produtiva do calçado francano e já beneficiou quase 30 mil jovens em suas formações educacionais", afirmou.
Durante o discurso, Fernando Jorge destacou, ainda, a parceria com a Facesp. “A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo sempre foi muito mais do que uma parceira: foi um verdadeiro pilar de suporte, orientação e inspiração para a ACIF. Sua atuação constante em defesa do empreendedorismo e sua liderança no fortalecimento das Associações Comerciais do estado foram essenciais para que pudéssemos desempenhar nosso papel com excelência e ampliar nosso impacto na cidade de Franca”, afirmou.
“O apoio da Facesp nos permitiu acessar ferramentas, conhecimentos e conexões que alavancaram a nossa capacidade de transformar desafios em oportunidades e de criar ações que beneficiaram não apenas nossos associados, mas toda a comunidade francana. A vocês, nosso mais sincero agradecimento. Que possamos continuar trilhando juntos esse caminho de união e progresso”, finalizou o presidente do ACIF.
Ao final, os convidados foram recepcionados com um coquetel, em celebração ao marco dos 80 anos da ACIF.
Homenagem aos ex-presidentes
Entre setembro de 1944 e dezembro de 2024, 21 empresários estiveram à frente da presidência da ACIF e, durante a sessão solene, nove deles foram condecorados com medalhas de honra ao mérito por suas atuações. Luciano Cláudio Dantas Bôtto, Onofre de Paula Trajano, José de Anchieta e Silva, Jayme Luiz Barbosa do Carmo, João Carlos Cheade, José Alexandre Carmo Jorge, Dorival Mourão Filho, Tarciso Bôtto e Fernando Rached Jorge receberam medalhas de honra ao mérito pelos serviços prestados a Franca, de forma voluntária, através das atividades exercidas em suas gestões à frente da ACIF.
Há quase 20 anos, a Associação do Comércio e Indústria de Franca é reconhecida como Entidade de Utilidade Pública por força da Lei Municipal nº 6.473/2005.
Fonte: