Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACIG: “apoio ao comerciante local é fundamental para a economia da cidade”

Notícias 09 de dezembro de 2022

As vendas de final de ano aquecem o comércio e movimentam a economia, e, nesta hora, a Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG, salienta a importância em se prestigiar o comerciante local. De acordo com o presidente da ACIG, Mauro José de Sá, o Chegou Reciclagem apoio ao comércio local, entre outros benefícios, resulta na geração de emprego.

“Às vezes as pessoas e podem pensar, e pensam, que quando pedimos esse apoio, estamos falando em lucro para o comerciante, em enriquecimento do comerciante. É preciso entender que quando apoiamos o comércio local, movimentamos uma rede que é fundamental para a economia da cidade. Ganha sim o comerciante, mas também ganha o consumidor com a geração de empregos, com o fortalecimento da economia, com o dinamismo do mercado”, disse o dirigente.

Segundo ele, com o aumento na geração de emprego, o consumidor tem seu poder de compra aumentado, o município tem uma maior arrecadação de tributos. É um efeito cascata que vai muito além do “dar lucro para o comerciante”.

“As pessoas formam ideias sem conhecer o contexto todo. O trabalho realizado pelo empresário, pelo empreendedor. Quando você imagina a quantidade de comércios locais ao seu redor, talvez nem faça ideia do quanto essas pessoas batalham todos os dias para manter seus empreendimentos funcionando frente às grandes cadeias de lojas. Temos nossos comerciantes que são “sacoleiros”, que se arriscam nas compras para trazer o melhor. São investimentos que valorizam nosso comércio e que dependem da ação do consumidor”, frisou Mauro completando que os investimentos proporcionam o desenvolvimento local e, por isso, apoiá-los é extremamente importante. 

Conforme lembrou o dirigente garcense, de janeiro até o mês de outubro deste ano o setor de Comércio em Garça foi o responsável pela contratação com carteira assinada de 1.007 trabalhadores, sendo o segundo segmento em contratação, ficando atrás da área de Serviços, que também presta atendimentos comerciais. 

“Fechamos os 10 primeiros meses deste ano com o saldo positivo de 29 novos postos de trabalho. Pode parecer pouco, mas temos que considerar que são 29 pessoas, representando 29 famílias que, muitas vezes, são compostas por três pessoas. É uma cadeia de multiplicação. Tivemos demissões, mas precisamos lembrar que o setor de comércio foi um dos que mais sofreram com a pandemia e 2022, veio como um ano de recuperação. Chegar em outubro com saldo positivo de vagas, mostra que estamos conseguindo essa recuperação, que estamos saindo do período pandêmico que nos trouxe muitas agruras”, falou Mauro, comentando que em 2020, ano crítico da pandemia, o comércio garcense registrou 751 contratações com carteira assinada, mas terminou o ano perdendo oito postos de trabalho.


Outro ponto lembrado pelo dirigente é o apoio entre as empresas no que diz respeito ao consumo. Ele comentou que, ao optar por fornecedores locais, tem-se o fortalecimento da economia, a possibilidade de ampliar os negócios, e a contratação da população.

“Como vê, é mais que enriquecimento. Dados do governo federal mostram que temos 

5.044 empresas ativas e somente neste ano foram abertas 77. Somente empresas do comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios são 273 empresas ativas. Temos o bastante para atender o nosso consumidor. O consumidor de Garça e região, da zona rural e nesse sentido pedimos esse incentivo, esse apoio”, colocou Mauro.

O dirigente salientou que com mais empresas locais se fortalecendo e surgindo, maior fica a arrecadação do município em impostos, o que também resulta positivamente para a população . 

“Vamos, por tudo isso, prestigiar o nosso empresário, o nosso comerciante, o nosso comércio”, finalizou ele

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE