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ACIG: com reabertura do comércio foco se volta para vendas para o Dia da Mães

Notícias 18 de maio de 2021

Desde ontem, 19, o comércio garcense está com as portas abertas, dentro dos limites permitidos pela Fase de Transição do Plano São Paulo. Os estabelecimentos ficarão abertos das 9 às 17 horas, até o dia 30 de abril, quando tem nova avaliação por parte do Governo Estadual. Com esta abertura o foco se volta para a venda do Dias das Mães, comemorado no segundo domingo de maio (8). 

“Essa fase de transição, mesmo não sendo aquilo que todos queríamos, traz novas possibilidades. O Dia das Mães se aproxima, estamos a menos de um mês da data, e as expectativas surgem”, colocou o gerente da Associação Comercial e Industrial de Garça, Fábio Dias.

Segundo ele, seria utópico demais acreditar que as vendas típicas da data recuperaria o prejuízo que o comércio em geral vem sentindo desde o início da pandemia. 

No entanto, segundo ele, seria pessimismo demais, não acreditar num acréscimo no percentual de vendas.

“Muitos lojistas estão com estoques parados, estamos mudando de estação, ou melhor já mudamos para o Outono, e todos querem, de alguma forma, movimentar suas vendas. Tem também o fato de que muitos estão com problemas de caixa. Os dias parados, de portas fechadas, trazem prejuízo, principalmente para o micro empresário. Acreditamos que para este Dia das Mães todos vão apostar em promoções, ofertas, uma vez que o consumidor também vive momentos difíceis”, falou o gerente. 

O presidente da Acig, João Francisco Galhardo, salientou que no ano passado, já sofrendo as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, as vendas para o Dia das Mães foram inferiores a 2019.

“Foi uma queda significativa, principalmente considerando que o Dia das Mães é a segunda melhor para o comércio, só perdendo para o Natal. Temos ciência que o panorama ainda é crítico, que o comércio não vai recuperar o prejuízo, pelo menos por enquanto, mas está abertura, já acende uma luz no fim do túnel”, falou Galhardo.

O presidente acredita ainda que, o valor médio dos presentes não deve aumentar muito em relação ao ano passado, visto que o consumidor está com o poder de compra achatado.

Dias lembrou que, tradicionalmente, os segmentos mais procurados devem ser os de perfumaria, vestuário, calçado e floriculturas. 

“O e-commerce também está forte, principalmente com as lojas físicas fechadas. Nesse caso, o consumidor que tiver a intenção de presentear com eletrônicos, celulares, ou produtos do ramo, também poderá buscar as compras online”, falou o gerente.

 

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