Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Acig inicia hoje segunda turma do curso básico de Barista: a arte do preparo do café

Notícias 31 de outubro de 2019

Hoje, dia 31 de outubro, a Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG-, inicia a formação da segunda turma dos inscritos para o Curso Básico de Barismo. A capacitação da primeira turma se deu nesta terça e quarta-feira, dias 29 e 30 de outubro. Hoje e amanhã, dias 31 de outubro e 1.º de novembro acontece a formação da segunda turma. 

O barismo vem ganhando cada vez mais espaço no segmento gastronômico mundial. Com o "boom" do café de qualidade e das bebidas variadas preparadas com o grão, também cresceu a procura por profissionais capacitados que conheçam sobre o café, saibam diferenciar as muitas origens, tenham noções de blends e de formatos de preparo, entre outros aspectos variados. Por isso a Acig trouxe para a Sentinela do Planalto um curso voltado para capacitar novos baristas.
De acordo com a associação, o curso de barista terá a condução da especialista Emanuelle Costa e em cada turma a carga horária é de 16 horas.
A formadora Emanuelle Costa é coordenadora da Cafeteria Escola Cafesal e também professora da Ufla (Universidade Federal de Lavras).
Conforme salientou o presidente da Acig, João Francisco Galhardo, o curso é uma excelente oportunidade para quem busca uma nova profissão e que está em ascensão, assim como para quem busca investir no segmento de cafés e cafeterias
Ao longo do curso, os participantes vão ter noções sobre origens, variedades e processos de café, noções de torra, de classificação e degustação da bebida, aprenderão a efetuar a regulagem do moinho, assim como terão informações sobre o universo do café "expresso". Ainda aprenderão sobre vaporização do leite, terão noções de latte art, conhecerão métodos de extração da bebida e conhecerão procedimentos de higiene e limpeza dos equipamentos usados por um barista.
No Brasil, a profissão de barista só passou a ter reconhecimento em 2013. Portanto, é uma função bastante nova, mas que vem ganhando muita demanda, já que o segmento de cafés especiais cresce mais de 10% ao ano. Além disso, o Brasil é hoje o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, sendo que projeções feitas por especialistas de mercado indicam que, em cerca de uma década, o país deverá ser o maior consumidor global da bebida.
"É um mercado amplo e o escopo dessa profissão vai muito além e o mercado de trabalho está pronto para receber esse profissional", disse Galhardo.

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE