Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Acim destaca a importância para o empresariado

Notícias 06 de junho de 2019

A 3ª Semana Nacional de Arquivos que se encerra na Universidade de Marília (Unimar), nesta sexta-feira, doa 07, conta com o apoio da diretoria da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Marília, por se tratar de um tema um pouco distante do empresariado em geral. “O lojista não tem muito conhecimento sobre a importância dos documentos que necessitam serem arquivados”, reconheceu o presidente da entidade associativa, Adriano Luiz Martins, ao parabenizar a reitoria da universidade mariliense pela iniciativa em promover o evento de quatro dias na cidade de Marília, atraindo autoridades e estimulando debates com base em temas importantes para o setor. “Marília passa a ser destaque no mundo acadêmico, fomentando a discussão de temas oportunos para a sociedade de um modo em geral”, afirmou o dirigente da associação comercial, ao tomar conhecimento da programação das atividades realizadas e o encerramento, nesta sexta-feira, com o Seminário Transparência e Memória.

De acordo com o primeiro secretário, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, que também atua na área acadêmica, o evento é de elevado nível técnico por reunir autoridades como: Ricardo César Gonçalves Sant’Ana, José Augusto Chaves Guimarães, Maria Leandra Bizello, Telma Campanha de Carvalho Modio, Márcia Cristina de Carvalho Pazin, que serviram como mediadores entre os debates realizados, além de outros convidados como expositores. “Marília é considerada um centro atrativo e de grande atuação do arquivista”, disse o diretor da associação comercial que esteve acompanhando alguns debates realizados e considerou de elevado nível técnico.
Temas como: “O ciclo de vida dos dados e a atuação do arquivista”, relato de experiências do fazer arquivístico, e a transmissão ao vivo do Seminário Transparência e Memoria, reunindo o Centro de Documentação de Memória da Unesp e da Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso (Cada), foram os destaques das atividades que se dividiram entre o anfiteatro da Unimar com o da Unesp, sempre no período da tarde. “A proposta do encontro é o de reunir a comunidade acadêmica, profissional e os interessados pela área para fomentarem o debate sobre as ações desenvolvidas pelos arquivos que contribuem para a gestão de documentos e informações”, comentou Carlos Francisco Bitencourt Jorge. “A ideia é de aproximar empresas da região para conhecerem mais sobre o papel estratégico dos arquivos nas organizações”, completou o diretor da associação comercial.

De acordo com o dirigente da Acim foi muito interessante conhecer o trabalho nesta área de empresas e instituições como: Famema, Universidade Sagrado Coração, Univem, Prefeitura Municipal de Marília, Prefeitura Municipal de Rancharia, Dori Alimentos, Unimar entre outras. “Muita gente não faz ideia do trabalho do arquivista, imaginando serem apenas documentos de contabilidade que são de responsabilidade de um escritório de contabilidade”, lamentou Carlos Francisco Bitencourt Jorge que sugere mais eventos desta natureza como forma de disseminar a importância do profissional desta área no setor empresarial. “Ainda mais no mundo tecnológico em que é possível se aprofundar mais na preservação de documentos e informações importantes”, falou ao elogiar o evento que será finalizado nesta sexta-feira, dia 07, as 13h30, na Sala 64 da Unesp de Marília com o seminário.

LEGENDA – Carlos Bitencourt e Adriano Martins, falam sobre a semana nacional de arquivos, que acontece em Marília

Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial
Instagram: marcio.c.medeiros

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE