FACESP - Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo novas ideias
construindo caminhos
FACEP

Encontre sua AC

ACESSO PDO

Acipi completa 86 anos

Notícias 10 de julho de 2019

Atuante e extremamente envolvida com a história e os interesses do povo piracicabano, a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) chega aos seus 86 anos neste dia 9 de julho. A entidade, caracterizada por ideais concretos e a defesa das classes do comércio, indústria e serviços, teve a data comemorada em solenidade no anfiteatro da sede Centro e com a presença da diretoria e autoridades, na última quinta-feira, dia 4. 

Durante a cerimônia foram citados e relembrados marcos e todo o trabalho já desenvolvido pela entidade, além de reafirmado seu potencial e propósito, que continua com foco no fomento do empreendedorismo e com os olhos voltados para a inovação e o futuro. “Acreditamos que a Acipi, nesses 86 anos, está deixando um legado para as próximas gerações que vão conduzir essa entidade desse compromisso e responsabilidade”, destacou o presidente, Luiz Carlos Furtuoso. 

A história da Acipi é marcada por lutas, conforme descreveu o presidente durante o evento. “É uma história de empreendedorismo. Os empresários têm, aqui, como sua casa, para debater assuntos, trocar ideias, tomar posições que marcaram, junto com outros setores da sociedade, a importância que Piracicaba tem no cenário paulista, considerando que o Estado de São Paulo é uma das forças econômicas e sociais do Brasil. É uma entidade que, do trabalho dos presidentes que por aqui passaram, é considerada modelo e referência para o Brasil todo”, reforçou. 

Os 86 anos são fruto do empenho de várias gestões. Os presidentes, junto aos seus vices, diretores, conselheiros e equipe de colaboradores, dedicaram seu tempo e conhecimento à entidade. O atual vice-presidente da Acipi e vice-presidente da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado São Paulo), Jorge Aversa Junior, também ressaltou a participação da entidade em cenários importantes e de posicionamento para o município. “A entidade tem o poder de dar continuidade aos projetos sem partido, sempre em prol de Piracicaba. Represento, hoje, a Facesp, em meu terceiro mandato. A Facesp é composta por 420 associações comerciais do Estado. Piracicaba é a maior delas, inclusive, é maior que a capital em número de associados. Tem todos os serviços da Facesp e fomentos ao empreendedorismo. A Acipi provou que é antiga, mas não é velha. Está sempre no contexto, sempre parametrizada no que está acontecendo no momento”, afirmou. 

O prefeito Barjas Negri, em sua fala, destacou que a Acipi “é o berço do empreendedorismo de Piracicaba”. “A Acipi faz um trabalho de modernização, coordenação, agrupamento dos empresários da cidade. A cidade teve grandes transformações e crescimentos (...) e a Acipi, com seus diretores e conselheiros, sempre procurou ajudar a debater. Agradeço o apoio da Acipi nessas intervenções na economia da cidade e a parceria com os órgãos municipais.” 

O deputado estadual Roberto Morais também apontou que a Acipi participa de tudo aquilo que acontece na cidade, “independente do comando político”. “Em 1998, Piracicaba estava há 12 anos sem representante na Assembleia Legislativa e lançou campanha sobre a importância disso. Na época, dois deputados federais foram eleitos. Conseguimos ser eleitos deputado estadual, e hoje estou em no meu sexto mandato. Em todas as decisões do meu gabinete, faço questão de discutir com os diretores, funcionários da Acipi, mostrando a importância da participação da entidade em atividades ligadas a ela”, expôs. 

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta, a entidade tem o objetivo “de cuidar da cidade”, por meio do trabalho que desenvolve. “A Acipi pensa não só como Associação, no empresário, mas, sim, na cidade como um todo, com visão de futuro. Isso faz com que chegue aos 86 anos com muita energia, forte, para mostrar como tem de ser feito para que possamos vencer nosso dia a dia. É um trabalho com responsabilidade. A Acipi é diferente, é acolhedora. São mais de 5 mil empresas associadas, o que mostra sua força em Piracicaba e em toda a região”, frisou.

HOMENAGEM

A cerimônia ainda contou com homenagem ao ex-presidente Paulo Roberto Checoli (gestão 2015-2018), que recebeu um quadro com sua imagem. A obra de arte irá compor a galeria de ex-presidentes da Associação. “Agradeço a oportunidade, através do Luiz Carlos, de ingressar na Acipi logo após a presidência do meu tio (Paulo Checoli). Gostaria de agradecer todos os diretores e conselheiros que comigo trabalharam e, principalmente, os funcionários, porque, sem eles, não faríamos absolutamente nada. Sou muito grato por ter participado da diretoria da Acipi. Graças a Deus, acho que fiz minha parte”, disse. 

HISTÓRIA

A Acipi atua na defesa dos interesses das empresas do comércio, indústria e serviços de Piracicaba desde 1933. É uma entidade sinônimo de credibilidade e inovação, reflexo das conquistas obtidas durante sua história. 

Conta, atualmente, com mais de 5.500 empresas associadas. Em 2006, criou o seu escritório regional no distrito de Santa Teresinha, marcando, assim, a descentralização dos serviços prestados na sede. O escritório regional conta com salas de treinamento e balcão de atendimento para consultas de SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Além de facilitar o acesso aos serviços, também auxilia o desenvolvimento dos empresários naquela região.

 

Natália Marim
Departamento de Comunicação
(19) 3417.1766 Ramal 757 
www.acipi.com.br

Parceiros CACB SCPC SEBRAE Certisign