Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Acipi recebe representante do Disque Denúncia

Notícias 04 de julho de 2017

Exibindo GER_4527.JPG

Na tarde de ontem (4), a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) recebeu a visita do gerente de projetos do Instituto São Paulo Contra a Violência, Mário Vendrell Royo. O Instituto é responsável por gerenciar o Disque Denúncia e foi recebido pelo vice-prefeito de Piracicaba, José Antônio de Godoy, representantes das forças de segurança (Polícias Civil e Militar e Guarda Civil), membros do Funseg (Fundo Municipal de Segurança) e Comuse (Comissão Municipal de Segurança), e pelo diretor do Centro de Detenção Provisória, Maurício Gonçalves.

Segundo Royo, o encontro serviu para fortalecer a parceria com o município e intensificar ações de divulgação da importância do Disque Denúncia, criado em 1997, para a sociedade. “O serviço auxilia a sociedade a exercer sua cidadania, atuando como um agente de observação das ocorrências, contribuindo com as forças de segurança na elucidação de crimes”, disse.

DENÚNCIAS PELA WEB

Entre os principais projetos do Instituto, está o Web Denúncia. Criado em 2013, o projeto tem a missão de contribuir para a diminuição da criminalidade no estado de São Paulo e oferece à população a oportunidade de realizar denúncias por meio da Internet, pelo endereço: webdenuncia.org.br

“O próprio cidadão faz a denúncia preenchendo o formulário, num sistema que garante anonimato e total sigilo. É importante destacar que essa modalidade permite o anexo de arquivos, como: fotos, vídeos, áudios e documentos, que podem auxiliar, ainda mais, nas investigações. O sistema é duplamente criptografado, com certificação de site seguro e há um acompanhamento da denúncia em cada fase”, explicou Royo.

De acordo com Royo, a modalidade Web foi responsável pelo recebimento de 23,4% das denúncias feitas no ano passado.

NÚMEROS

Segundo dados apresentados na reunião, no ano passado, o Disque Denúncia recebeu 84.647 denúncias, das quais: 23,4% foram feitas pela Web e 76,6% pelo atendimento telefônico do 181.

A maior parte das denúncias recebidas vem do interior (43%), que é seguido pela capital (29%) e pela região metropolitana (22%), sendo o crime mais denunciado o tráfico de entorpecentes, que corresponde a 79% dos chamados telefônicos e contatos pela Web.

“Desde a sua criação, em 1997, o Disque Denúncia já recebeu mais de 1,8 milhão de denúncias. No ano de sua criação, os índices de criminalidade eram muito altos, principalmente os de homicídios, que eram em torno dos 37%. Hoje, esses números já estão em torno de 8,3%. Isso evidencia a contribuição do Disque Denúncia para a sociedade”, disse Royo.

SERVIÇO – O Disque Denúncia é um serviço gratuito. As denúncias podem ser feitas pelo 181, ou pelo: webdenuncia.org.br



Salen Nascimento
Departamento de Comunicação
(19) 3417.1766 Ramal 713
www.acipi.com.br

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE