Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Acipi recebeu general Diehl, na terça-feira (21)

Notícias 22 de setembro de 2017

Oficial, que é de Piracicaba, foi recebido por diretoria da entidade

O general de Brigada, Edson Diehl Ripoli (1º subchefe do Estado-Maior do Exército) visitou a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), na terça-feira (22). Além de outros membros da diretoria da entidade, o oficial foi recebido pelo presidente, Paulo Roberto Checoli, e pelos vice-presidentes, Luiz Carlos Furtuoso e José Antônio de Godoy, que também é vice-prefeito de Piracicaba.

Aproveitando uma agenda no Especx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército), em Campinas, para a instalação do primeiro ano do curso de Engenharia do IME (Instituto Militar de Engenharia), ministrado até então no Rio de Janeiro, o general aproveitou para visitar a Noiva da Colina, sua cidade Natal, e a Acipi, onde conheceu o Memorial do Empreendedorismo.

Também estavam presentes os oficiais: tenente Ronaldo Vitor de Souza (auxiliar do Estado-Maior pessoal do 1º Subchefe do Estado-Maior do Exército), segundo-tenente Fagundes (delegado do Serviço Militar da região de Piraciba) subtenente Barbosa (chefe de instrução do Tiro de Guerra de Piracicaba 02-028), subtenente instrutor Wolmer, além de atiradores do TG.

BATE-PAPO – No encontro informal com a diretoria da Acipi, o general Diehl lembrou saudosamente de quando seu pai, o engenheiro agrônomo Romeu Ítalo Ripoli, presidiu o XV de Piracicaba (1959 – 1983).

Além disso, o general expôs o papel e a dimensão das ações do Exército em território nacional e além das fronteiras. “Atualmente, contamos com 220 mil militares e 40 mil atiradores, que estão a postos para as ações de dissuasão e presença em território nacional e internacional. Neste último caso, em missões de paz, como a realizada recentemente no Haiti. O exército”, afirmou o general.

Diehl falou, ainda, sobre a importância de ações conjuntas entre o Exército, Poder Executivo e civis: “Afirmo, com certeza, de que o tripé formado pelo Exército, Executivo e sociedade é essencial para que as ações militares, como as realizadas pelos Tiros de Guerra em prol da população, sejam de fato eficazes. A Acipi está inclusa no papel da sociedade, apoiando o TG.

“Piracicaba é uma cidade diferenciada. Aqui, os Poderes constituídos, instituições e sociedade atuam unidas em prol do bem comum, independentemente de vertentes partidárias. Exemplo disso, é o trabalho desenvolvido pelo Funseg (Fundo de Segurança de Piracicaba), o qual conta com representantes de diversas entidades de classe em apoio às forças de segurança do município”, explicou Checoli, presidente da Acipi.

O general encerrou o encontro falando sobre a democracia: “Assim como rege o artigo 142, da Constituição Federal, o Exército destina-se à defesa do País, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem. Para tanto, defendemos a democracia suprema. Questões políticas devem ser resolvidas por meio do voto. Queremos que os políticos se entendam. Que o Ministério Público denuncie quem deve e que o Legislativo aprove o que é necessário. Sou otimista. Vai dar certo”.

MEMORIAL DO EMPREENDEDORISMO – Na oportunidade, o general e os oficiais também conheceram o Memorial do Empreendedorismo, que narra de forma interativa a história de Piracicaba pelo viés empreendedor.

SERVIÇO – Agendamento de visitas gratuitas ao Memorial do Empreendedorismo da Acipi pelo telefone: 3417-1766, ramal 736, ou memorial@acipi.com.br

Rebeca Bueno
Departamento de Comunicação
(19) 3417.1766 Ramal 742
www.acipi.com.br

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE