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ACIRP entrega propostas para amenizar impactos das obras do PAC

Notícias 04 de julho de 2019

A ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, entregou à Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, na noite do dia 4, um ofício com propostas para amenizar os impactos das obras do Programa Ribeirão Mobilidade. As sugestões foram elaboradas após estudos realizados pelo Núcleo de Acompanhamento ao Plano Diretor e suas Leis Complementares da ACIRP e depois de reuniões com empresários das regiões onde as obras serão realizadas.

“Junto com os empresários presentes nos encontros realizados esta semana nas Distritais Oeste e Leste preparamos propostas e reivindicações para a Prefeitura. Entendemos que essas obras podem beneficiar muitas pessoas ao melhorar a fluidez do trânsito e reduzir o tempo de deslocamento de quem utiliza o transporte coletivo, mas é importante que a Prefeitura atue para reduzir o impacto dessas mudanças para os empresários que investiram nessas regiões, geram empregos e cujas famílias dependem desses negócios”, afirma Dorival Balbino, presidente da ACIRP.

A ACIRP propõe a execução das obras por etapas. “A ideia é realiza-las em trechos de 100 a 200 metros, no máximo, para só depois de finalizada passar para o trecho seguinte até a finalização da obra”, explica Balbino.

A entidade também sugere implementar a Área Azul nas vias perpendiculares das avenidas Dom Pedro I, Saudade, São Paulo; estabelecer que o tráfego nos corredores de ônibus seja apenas nos horários de pico; e planejar horários alternativos de carga e descarga das empresas.

A ACIRP ainda propõe iniciar as obras dos corredores de ônibus pelas localidades onde existe predominância do uso habitacional ou de serviços não comerciais, a fim de que no período natalino a região onde se concentra o uso comercial não seja tão afetada com o canteiro de obras. “Por exemplo, as obras da Avenida Dom Pedro I poderiam iniciar-se pela Avenida Luiz Galvão Cesar; já na Avenida Saudade, as obras poderiam iniciar-se por seu final, na Avenida Brasil”, cita Balbino.

A entidade ainda sugere a reorganização da estrutura de vias existentes paralelas ao corredor de ônibus das avenidas Dom Pedro, Saudade, Brasil e da rua São Paulo utilizando recursos do FINISA ou de eventual sobra das licitações do PAC.

Outra sugestão é transformar as ruas André Rebouças e Maranhão em vias auxiliares da Dom Pedro, com semáforos inteligentes que a transformem em via coletora (onda verde), a fim de canalizar os veículos no sentido Centro-Bairro e vice-versa e que não tem como destino a Avenida Dom Pedro e suas perpendiculares.

A rua São Paulo também poderia ser transformada em via coletora para canalizar os veículos no sentido Centro Bairro até a Rua Romeu Ceoloto, onde ocorreria a ligação com a Avenida Saudade. Além disso, poderia ser analisada a viabilidade da interligação da Rua São Paulo com a Rua Taubaté, com as necessárias desapropriações e construção de ponte.

Quanto à rotatória Amin Calil, a ACIRP propõe estudar a possibilidade de passagem direta, com semáforos na interligação da Avenida Fábio Barreto com a Via Norte, nos mesmos moldes adotados na solução da Avenida Independência com Avenida João Fiúsa.

“É importante que a Prefeitura anuncie antecipadamente quais serão as áreas afetadas pelas obras em questão e as suas respectivas rotas alternativas, sinalizando durante a realização das obras todo o trajeto a ser realizado por rotas alternativas. Nós, da ACIRP, continuaremos estudando soluções e discutindo com nossos associados, assim como temos feito desde quando começou a ser aventada a publicação dos editais das obras do PAC”, finaliza o presidente da ACIRP.

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