A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) vai solicitar que, com a inauguração do corredor de ônibus da Avenida Pedro I, as ruas laterais à via sejam colocadas como auxiliares de estacionamento, bem como para carga e descarga. A entidade apoia o corredor de ônibus, mas lembra que 200 vagas para carros foram perdidas e que isso afeta diretamente o comércio local, exigindo do Poder Público soluções paliativas rápidas enquanto não se dá o desfecho do projeto previsto.
O pedido será encaminhado à Prefeitura Municipal e à Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto S/A (Transerp) na próxima terça-feira (1/11). A proposta é utilizar as ruas Maranhão e André Rebouças como vias de apoio nos momentos de pico.
Seriam implantadas áreas de carga e descarga próximas para os comerciantes e, no horário comercial, vagas com Área Azul em pelo um dos sentidos de fluxo dessas duas ruas, sem criar gargalos nos trânsito. O objetivo é manter a rotatividade de veículos para que os clientes consigam chegar aos estabelecimentos, evitando o abandono da região como centro de compras e serviços.
Os empresários, que desde o início das obras amargam prejuízos pela dificuldade de acesso e ainda assim apoiaram as intervenções como um ganho para cidade, não podem esperar mais. A ACIRP defende que o atraso na implantação dos parquímetros é uma questão da administração pública que não deve ser repassada como problema aos comerciantes.
A associação também acredita que há alternativas viáveis para dar vazão ao fluxo de veículos e que não há justificativa para deixar consumidores e empresas tão limitados em termos de tráfego por mais um período.