Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Acirp sedia debate sobre Impactos Econômicos na sexta

Notícias 12 de setembro de 2019

A Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp) recebe uma comitiva estadual de lideranças políticas e econômicas nesta sexta-feira (13), às 10 horas, em seu Salão Nobre, para atualizar informações e dialogar sobre as políticas públicas que trarão impacto direto à economia brasileira, com destaque para a vigência do “Cadastro Positivo” nas empresas e na nova relação com os consumidores em um encontro aberto a empreendedores e demais interessados no tema.

O encontro regional promovido pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) contará com a participação do seu presidente, Alfredo Cotait; do deputado federal Marco Bertaiolli; do presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Walter Ihoshi e de representantes da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC). O grupo abordará, ainda, temas como a MP 881 da Liberdade Econômica, as reformas da Previdência e a Tributária e a atualização da Lei do Jovem Aprendiz.

Com a implantação do Cadastro Positivo, 88% dos consumidores brasileiros terão acesso ao mercado de crédito. Com o cadastro negativo, o número cai para 66%. “Ele protege o histórico de bom pagador. As consequências práticas serão uma maior oferta de crédito, a redução dos juros e o aumento do consumo. Isso vai ampliar consideravelmente o acesso ao crédito. É mais gente comprando e menos inadimplência no país”, afirma Bertaiolli, vice-presidente da Facesp e, também, deputado federal.

A ferramenta segue uma metodologia que aplica nota de crédito mais alta para o bom pagador – aquele que arca com os compromissos em dia. Esse deve ser o principal item avaliado de agora em diante pelas instituições financeiras na hora de conceder crédito. "O consumidor não vai mais ser avaliado por uma conta que ele esqueceu de pagar, mas pelo histórico de pagamento", explica o presidente da Facesp, Alfredo Cotait. “É uma iniciativa para oferecer crédito mais barato e diminuir o spread bancário."

Entre as vantagens da Medida Provisória, que também será debatida no encontro, estão: o fim da autorização prévia para atividades econômicas de baixo risco; a liberdade de horário e dia para funcionamento; a digitalização de documentos; e a fixação de prazo e aprovação tácita. A MP 881, assim como a Reforma da Previdência, foi aprovada na Câmara dos Deputados e está em análise no Senado Federal. “Esta MP introduziu medidas que facilitam a vida do empreendedor e das pequenas e médias empresas, que são os motores da nossa economia, principalmente na geração de emprego”, afirma Bertaiolli.

Na pauta do encontro, as lideranças ainda pontuarão detalhes sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a criação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), o programa de liberação do FGTS e a criação da Frente Parlamentar em Defesa das Associações Comerciais. Vale destacar que este é um evento de órgãos representativos da classe empresarial, totalmente apartidário e sem cunho político.

ENCONTRO REGIONAL FACESP
Data: 13 de setembro (sexta-feira)
Horário: 10h
Local: Salão Nobre da Acirp – Rua Silva Jardim, 3099 – Centro
Informações: (17) 3214-9433
GRATUITO

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE