Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACS Jovem encerra curso de empreendedorismo e entrega certificados a participantes

Notícias 13 de agosto de 2019

O Curso de Empreendedorismo realizado pelo núcleo jovem da Associação Comercial de Santos (ACS), em parceria com o Sebrae-Santos, terminou nesta sexta-feira (09). Foram cinco dias de palestras voltadas para quem pretende abrir seu negócio próprio.

O tema de encerramento foi “Inove para Ganhar Mais”. O consultor do Sebrae Marcio Cruz trouxe um trabalho prático aos alunos, onde eles definiram uma empresa a qual gostariam de abrir. A partir do nicho escolhido, eles desenvolveram uma série de atividades para entender qual o objetivo, a necessidade e o público que seriam atingidos pela empresa. “O intuito foi passar o significado de design de negócios, que traz resultados importantes para a empresa em diversos níveis. O usuário guia a construção do negócio. É ele quem determina a cara que o empreendimento vai ter”.

Os assuntos abordados, desde segunda-feira, foram design thinking, marketing, fluxo de caixa, equipe motivada e inove para ganhar mais.

Para os alunos, o curso de empreendedorismo da ACS Jovem foi bem proveitoso e superou as expectativas. “Foi bem melhor que eu esperava. A gente sai daqui com muitas ideias de inovação. Logo no primeiro dia, já enviei mensagens de WhatsApp com várias ideias”, comentou a advogada Fabiana Gonçalves.

A fisioterapeuta Daniela da Nóbrega Pereira, que morou fora do País e retornou há pouco tempo, agradeceu os vários insights apresentados durante o curso. “Já tive consultório, lojas e hoje estou querendo voltar a empreender, vejo que aprendi um outro caminho. Com certeza utilizarei técnicas que antes jamais tinham sido aplicadas por mim”.

Como controlar as finanças, trabalhar o marketing e conhecer a visão do Sebrae sobre o empreendedorismo foram fundamentais para a empreendedora Bruna Souza. “Enxergar o lado do cliente e entender o que realmente é necessário foi um ponto de destaque no curso na minha opinião”.

O empresário de eventos esportivos Rodrigo Fernandes Alflen ressaltou como o conhecimento profissional acrescenta na evolução dos negócios. “Aprendo que temos que ter um planejamento, como temos na vida, ainda mais no ramo de negócios. Lógico que eu já sabia da necessidade do planejamento, mas quando você tem um respaldo de um profissional te mostrando algumas ferramentas, os caminhos são mais curtos e conseguimos minimizar os erros”.

Para o analista de sistemas, João Rafael de Araújo, que tem uma empresa de automação comercial na Baixada Santista, o curso serviu para trocar experiências.  É sempre bom ver outros projetos e conhecer outras pessoas para fazer esse networking”.

No encerramento do curso, o coordenador de Educação e Cultura da ACS Jovem. Leonardo Delfino, destacou que, apesar dos participantes atuarem em áreas diferentes, o início do empreendedorismo é igual para todos. “O ponto de partida é sempre o marketing, o design thinking e a planilha de custos”.

O diretor-executivo da Associação Comercial de Santos, Marcio Calves, agradeceu a participação de todos e enalteceu o trabalho da ACS Jovem. “Essa gestão tem um dinamismo que impressiona e é isso que a gente quer e espera dos jovens. E lembre-se: o importante é a gente ter a ousadia e a coragem de tentar fazer algo”.

Todos os participantes receberam um certificado de participação do curso emitido pelo Sebrae-SP.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE