Em setembro de 2024, Sorocaba registrou um saldo positivo de 505 novas ocupações formais, conforme dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), com o setor industrial e o comércio sendo os principais responsáveis por esse avanço. Esse movimento reflete a resiliência do mercado de trabalho da cidade em um cenário nacional que apresenta recuperação econômica gradual, embora ainda com desafios.
Hygor Duarte, presidente da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), ressalta a importância deste crescimento no atual contexto econômico. “O saldo positivo de 505 novas vagas formais em Sorocaba é um indicativo de que a cidade continua a demonstrar resiliência, especialmente em setores como o comércio e a indústria, que contribuíram significativamente para esses resultados”. Ele também observou que, embora a economia brasileira esteja em um ciclo de recuperação, a alta dos juros continua a ser um desafio para setores como serviços e construção, que, apesar de contribuírem positivamente, sentiram o impacto da política monetária restritiva.
O setor industrial de Sorocaba liderou a criação de postos, com um saldo positivo de 287 novas vagas, seguido pelo comércio, com 242 novas posições, e a construção civil, com 183. Já os setores de agropecuária e serviços mostraram retrações, com saldo negativo de -1 e -82 vagas, respectivamente. O economista Roque Camargo, da Athon Soluções, parceiro da ACSO, lembra que os dados “refletem uma leve sazonalidade nos setores agrícola e de serviços, que são os mais sensíveis às variações de demanda e, em alguns casos, aos custos mais altos de crédito. No entanto, a recuperação do setor industrial e do comércio tem se mostrado essencial para o saldo positivo de empregos, especialmente em um cenário de aumento moderado do PIB”.
A economia nacional também apresenta sinais otimistas, com a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto para 2024 revisada para 3,2% pelo Copom. “Estamos observando uma recuperação consistente da atividade econômica, apesar do desafio de equilibrar crescimento com o controle da inflação. Esse contexto tem impulsionado investimentos no comércio e na indústria, o que é refletido diretamente nos dados de emprego da nossa cidade”, acrescenta Hygor Duarte.
O relatório do Caged indica que a economia brasileira tem sido beneficiada por um dinamismo maior do que o esperado, mas ainda enfrenta pressões inflacionárias, com a taxa de inflação projetada em 4,55% ao ano e a Selic prevista para encerrar 2024 em 11,75%.
Sobre a Associação
A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.