Representantes de uma empresa de tecnologia estiveram na Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), apresentando câmeras inteligentes para monitorar o Centro e auxiliar as forças de segurança a reduzir índices de furtos e roubos na região. O vice-presidente da instituição, Nilton Cezar, e o diretor de relações públicas, João Guariglia, participaram do encontro.
A empresa desenvolveu um software de alta precisão, em câmeras interligadas ao setor de operações da Polícia Militar, capaz de identificar procurados da Justiça, por meio de leitura facial, facilitando o monitoramento de áreas com bastante fluxo de pessoas, assim como também identificar carros roubados. Um poste, com câmera inteligente, foi instalado na entrada do Boulevard Dr. Braguinha e segue sendo usado no combate ao crime.
Para João Guariglia, a segurança pública é uma prioridade fundamental para o desenvolvimento econômico e social da cidade. “Estamos estudando a viabilidade de implementar um cinturão de câmeras de segurança na região central, com o objetivo de aumentar a vigilância e prevenir crimes. Acreditamos que essa iniciativa não apenas protegerá os cidadãos e os comerciantes, mas também incentivará um ambiente mais seguro e atraente para investimentos e atividades econômicas”.
A ideia da empresa é expandir os serviços e fechar futuras parcerias na cidade. O vereador Ítalo Moreira, um dos incentivadores da revitalização no Centro, participou da reunião, juntamente com o assessor legislativo e professor universitário, Geraldo Almeida. Estudos serão feitos para indicar a necessidade quantitativa dos postes inteligentes nos principais corredores do ‘coração’ de Sorocaba.
Sobre a Associação
A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.