Carnaval no fim de fevereiro e os blocos do pós-evento (acima) ajudaram a puxar o resultado, de acordo com o Balanço de Vendas da ACSP
São Paulo, 17 de março de 2020. O Carnaval 2020 caiu no fim do mês de fevereiro, mas a movimentação que continuou na cidade no pós-evento puxou as vendas do comércio paulistano: na primeira quinzena de março, a alta média foi de 5,3% ante igual período de 2019. A constatação é do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Pelo levantamento, as vendas a prazo tiveram alta de 5,2%. Já as à vista subiram 5,3%. Na comparação com fevereiro, houve uma queda média de 7,9%, sendo 1,4% a prazo e 14% à vista.
Marcel Solimeo, economista da ACSP, reforça que o Carnaval explica a variação positiva entre 2019 e 2020. No ano passado, o feriado aconteceu no começo de março e prejudicou a primeira semana. Em comparação a fevereiro deste ano, a queda aconteceu porque a quinzena teve um dia útil a menos, afirma.
O economista lembra também que, na primeira quinzena de março, ainda não era possível mensurar os impactos da pandemia de coronavírus no comércio paulistano. "Em virtude da situação, também não é possível projetar os resultados da quinzena para o mês", afirma.
O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.
BALANÇO DE VENDAS ACSP |
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Modalidade |
Março 2020 / |
Março 2020 / |
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A prazo |
-1,4 |
5,2 |
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À vista |
-14,4 |
5,3 |
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Média |
-7,9 |
5,3 |
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Fonte: amostra fornecida pela Boa Vista Serviços |
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Elaboração: Instituto de Economia Gastão Vidigal/ACSP |
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