A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) realizou na manhã desta sexta-feira (23/06/23) o lançamento do serviço de Mediação e Arbitragem para resolver conflitos trabalhistas, empresariais e societários de forma mais rápida e econômica em relação à justiça comum.
Esta novidade se dá através da parceria com a Câmara Empresarial de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial (Cemaac), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), e a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE), órgão da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).
Agora, o associado, bem como todo empresariado local, pode resolver conflitos empresariais de forma rápida, econômica e com segurança jurídica através desta alternativa extrajudicial já reconhecida em todo o mundo.
“É um marco para Itatiba”, declarou o presidente da Aicita, Juca Monte, no lançamento realizado no Auditório Ivan Nunes Simões, da entidade.
“Parabéns à Aicita, que se torna uma unidade de atendimento da Cemaac, criada justamente para auxiliar pequenos e médios empresários na resolução de conflito. Este é um grande passo que esta Associação Comercial dá. Somamos a tradição das associações comerciais com atendimento de excelência digital e protegido. Eles terão celeridade com segurança jurídica - passando do tempo médio de mais de seis anos de um processo para algo dentro de 30 dias”, destacou Guilherme Giussani, da Cemaac SP.
Rapidez e segurança
“Estamos no caminho correto e precisamos explorar e aplicar essas alternativas de solução de conflito”, disse Fabio Bezana, diretor e consultor tributário da Aicita, que ainda destacou a qualidade técnica dos profissionais da Cemaac, mediadores e árbitros especializados para atender este público.
“É uma honra fazer parte da Associação e conseguir viabilizar este projeto, algo que já é bem utilizado no Sul do País. O serviço traz solução assertiva, feita por especialistas, além da agilidade”, elogiou Felipe Chagas, da Diretoria da Aicita.
Também presentes os diretores Dagmar Viana, Eloysa Carniatto, Liciana Cabral Simões Alegre, Luis Augusto Silveira Pupo, Marilsa Calvi Franco Penteado e Nilton Sergio Bortholotto, além da advogada da Aicita, Vania de Fátima Baptistella, e Natália Penteado Sanfins, representando a 99ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Itatiba.
“A OAB de Itatiba enxerga com muitos bons olhos esta Câmara. Precisamos mudar a cultura de processos, que gera o abarrotamento do Poder Judiciário. Pretendemos trazer cursos para que os colegas possam enxergar essa nova gama de atuação e trazer os casos para uma Câmara especializada. Parabenizamos a Aicita", disse dra. Natália.
Cláusula nos contratos
A inclusão da Cláusula de Mediação e Arbitragem nos contratos traz diversos benefícios. Dentre eles, a agilidade. Isso porque o serviço já tem um índice de 80% de resolução de conflitos logo na primeira sessão.
A Mediação pode ser Trabalhista - com foco na negociação de verbas rescisórias com ambiente preparado e protegido, e resolução prevista dentro de um prazo de 10 dias - e empresarial, sendo as mais comuns soluções societárias e de prestações de serviço, dentro de 30 dias. “Nossos regulamentos são muito rápidos”, destacou dr. Guilherme.
Também há flexibilidade, já que a Mediação ou Arbitragem pode ser feita tanto de forma presencial - no ambiente da Aicita - quanto à distância. A segurança jurídica vem pelo fato de o serviço contar com garantia de acordo com transparência e legalidade. Associado Aicita tem condições especiais para o serviço, com descontos de até 30%.
O serviço mantém sigilo e confidencialidade e preservação da imagem da empresa e das relações comerciais. Soma-se ainda: experiência em demandas de média complexidade.
A Aicita, como nova unidade de atendimento da Cemaac, atuará como agente de operacionalização e promoção dos serviços de resolução de conflitos junto aos associados e empresários de Itatiba. Interessados em incluir a Cláusula de Mediação e Arbitragem nos contratos podem entrar em contato com a Aicita, pelo 4534-7889 ou pelo site www.aicita.com.br.
Texto e fotos: Tatiana Petti/Aicita
Fonte: