FACESP - Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo novas ideias
construindo caminhos
FACEP

Aicita lembra chegada do Mês do Consumidor

Notícias 12 de março de 2018

No próximo dia 15 se comemora o Dia Mundial do Consumidor, data instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que teve como base o discurso do então presidente John F. Kennedy (15 de março de 1962) ao Congresso americano, quando, pela primeira vez, houve uma manifestação pública em defesa dos consumidores. 

Também em março, o Código de Defesa do Consumidor completa 27 anos. A lei que o instituiu foi assinada em 11 de setembro de 1990, mas só entrou em vigor seis meses depois, em 11/03/1991. Com isso, a Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) lembra que março tornou-se o Mês do Consumidor.

Consumidor Positivo

Parceira da Aicita, a Boa Vista SCPC, administradora do sistema pelo qual o mercado efetua análises de crédito, mantém o site Consumidor Positivo – www.consumidorpositivo.com.br. Além de poder realizar a consulta gratuita do CPF pessoalmente na Aicita, neste site qualquer pessoa pode verificar se seu nome ou CPF têm alguma pendência financeira.
Ao propiciar ao cidadão a consulta de seus dados, o Consumidor Positivo segue à risca o que diz o artigo 43, do Código de Defesa do Consumidor, que estabelece que “terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes”.

Consulta do CPF

Conforme Pablo Nemirovsky, superintendente de Serviços ao Consumidor da Boa Vista, se prevenir contra fraudes ao informar a perda, roubo ou furto de documentos e cheques, conhecer seu score e se atualizar com dicas sobre educação financeira para que cuide bem do dinheiro e utilize o crédito de forma consciente.

Ao realizar uma autoconsulta, é possível conhecer seu score, verificar se há dívidas em seu nome com informações dos credores e se cadastrar no Radar Pessoal para receber periodicamente informações sobre seu CPF.

O objetivo final com esse trabalho da Boa Vista SCPC é que o cidadão entenda como ele é visto no mercado de crédito, o que é bom ou ruim nos seus dados e, assim, tenha saúde financeira para realizar tranquilamente seus sonhos. Caso aconteça algo de errado no meio do caminho, passível de ocorrer com qualquer pessoa, ele saberá como agir para resgatar seu nome.

Parceiros CACB Rede Verde Amarela SCPC SEBRAE Certisign