Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Alencar Burti repercute varejo brasileiro: “É um carro que anda na direção certa, mas muito abaixo do limite de velocidade”

Notícias 12 de maio de 2017

Exibindo nota-à-imprensa.jpg

São Paulo, 11 de maio de 2017. O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti, repercute o desempenho do varejo nacional em março, divulgado hoje pelo IBGE.

“Os dados vieram pior do que o esperado. Em relação a março de 2016, chama a atenção a queda de 8,7% no ramo de supermercados, que tem um peso muito grande na composição do índice do IBGE”, avalia o presidente da ACSP.

Para ele, “o grande problema para a retomada efetiva é o desemprego em alta. Os efeitos das quedas da inflação e dos juros, da liberação do FGTS e dos reajustes salariais não têm sido suficientes para compensar o peso do desemprego para o consumo”, analisa o presidente da ACSP, reforçando a necessidade de cortes maiores na Selic “para que a baixa dos juros seja sentida pelos consumidores o mais rapidamente possível”.

Sobre segmentos que, na contramão, cresceram, Burti ressalta o chamado efeito-base. “Alguns ramos surpreenderam positivamente, como móveis/eletrodomésticos e vestuário/calçados. Mas se olharmos o desempenho dessas atividades em março de 2016 contra março de 2015, as quedas foram maiores do que esse crescimento de agora; assim, há um pouco do efeito­ da base fraca de comparação”.

“Mesmo com o resultado de hoje, podemos dizer que estamos chegando quase ao empate com 2016, principalmente em razão da base fraca de comparação. No ano passado, a cada mês a queda era mais forte. Agora o movimento é inverso: a cada mês, a retração é menor. Nossa expectativa é de que no segundo semestre deste ano os resultados sejam pelo menos iguais aos de 2016, para poder crescer depois”.

“É como um carro que está andando na direção certa, mas muito abaixo do limite de velocidade”, finaliza Alencar Burti.



Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 122 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.?

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE