Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Alfredo Cotait Neto destaca vantagens do Cadastro Positivo

Notícias 22 de julho de 2019

Durante sua visita a Garça, no último final de semana, Alfredo Cotait Neto, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) falou sobre vários assuntos voltados para o comércio e para o cenário socioeconômico e político brasileiro. Entre as questões abordadas Alfredo Cotait Neto falou sobre o Cadastro Positivo, sobre propostas da Facesp em relação as associações comerciais, sobre a Medida Provisória 881, além de seu retorno a Sentinela do Planalto depois de 35 anos.

Muito se tem dito sobre o Cadastro Positivo nos últimos dias, mas o assunto começou a ser discutido, segundo Cotait Neto, em 2010.

Pela proposta o Cadastro Positivo reunirá informações sobre como têm sido pagos os compromissos relacionados à contratação de crédito – empréstimos, financiamentos e crediários, por exemplo. Passam a constar do histórico do CPF totais financiados, quantidades e valores das parcelas, bem como o comportamento e a pontualidade de pagamento demonstrados pelo consumidor.

“O Cadastro Positivo é um projeto que eu aprovei quando estive no senado em 2010/2011 e que sofreu, naquela oportunidade, uma emenda dizendo que só poderiam constar no Cadastro Positivo, quem quisesse, ou seja você tinha que dar autorização para participar do cadastro positivo, por isso não funcionou. Já em 2019, no novo governo, conseguimos aprovar uma mudança desse item, e agora todo mundo é obrigado a estar no cadastro positivo”, disse ele.

De acordo com o presidente da Facesp e da ACSP, são mais de 110 a 120 milhões de brasileiros que vão passar para o Cadastro Positivo, embora aqueles que não queiram ficar devem avisar e serão retirados. A retirada é vista pelo presidente como algo contra o cidadão, pois a partir do momento que o mesmo não pertence ao Cadastro Positivo, não terá acesso ao crédito. “O Cadastro Positivo é a história de vida do cidadão quanto aos créditos, quanto ao seus pagamentos para que cada vez mais ele possa ter mais créditos. O Cadastro Positivo vai ser um ganho para a sociedade. Ele está começando a ser implantado e quando o histórico das pessoas começarem a estar no banco de dados, das empresas assim constituídas para isso, com certeza vai melhorar o comércio, vai melhorar a vida do cidadão que vai ter oportunidade para fazer as suas compras, principalmente porque nesse caso do Cadastro Positivo você vai ter uma oferta de credito maior e a economia vai estar crescendo. É um ganho para a sociedade e nós vamos precisar, provavelmente de mais uns meses para poder constatar como o Cadastro Positivo será benéfico para todos nós”, definiu Cotait Neto, explanando sobre o assunto.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE