Estudantes da Escola Estadual Professora Maria José Barbosa Castro Toledo, em Pirapozinho, tiveram a oportunidade de participar de um workshop voltado ao mercado de trabalho, organizado pela Associação Comercial e Empresarial de Pirapozinho, onde receberam orientações sobre elaboração de currículo, postura em entrevistas e dicas para o primeiro contato com o ambiente profissional.
A iniciativa de capacitar os jovens foi uma ação do Grêmio Estudantil da escola. Segundo João Thomas Canducci Santos, representante do grêmio, essa parceria com a Associação Comercial é essencial para ajudar os alunos a se prepararem para os desafios da vida profissional. “Queremos fortalecer as relações, enriquecer o caminho e os primeiros passos dos nossos jovens para a vida social, cultural e profissional com qualidade”, destacou João.
Ele ressaltou ainda a importância do contato com o ambiente profissional desde cedo: “Esse aprendizado que a Associação Comercial trouxe para nós é fundamental para que, quando formos em busca de estágio ou de emprego, não cheguemos sem nenhum conhecimento e entendimento”, completou o representante.
Para Maria Julia Alves dos Santos, estudante do 2º A, o workshop foi uma oportunidade valiosa de crescimento e aperfeiçoamento pessoal. “Saio desse momento com várias dúvidas respondidas. Colocarei em prática o que aprendi e, quando for para o mercado de trabalho, saberei lidar com diversas situações, como agir em uma entrevista com dinâmica e apresentar meus pontos fortes e o que preciso melhorar”, afirmou a estudante.
O jovem Guilherme de Lima Ramos compartilhou uma experiência similar, destacando o valor da capacitação para o desenvolvimento pessoal. “Tive a oportunidade de me conhecer melhor, entender quais habilidades eu já possuo e quais características preciso aprimorar para me destacar ainda mais”, disse Guilherme. Ele também apontou lições práticas da palestra: “Aprendi sobre atitudes que são e não são recomendadas na área profissional, como cuidar da língua portuguesa, ser verdadeiro e ter pontualidade.”
O workshop reforça a importância da educação e da parceria entre instituições para capacitar jovens e prepará-los para o futuro profissional