Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Alunos do 1º Curso de Mediação Empresarial da ACS recebem certificado

Notícias 05 de junho de 2019

A Associação Comercial de Santos (ACS) e a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE) entregaram na terça-feira (04) o certificado do 1º curso de Mediação Empresarial realizado na entidade. A cerimônia ocorreu no auditório da Associação.

Antes da entrega dos certificados, o coordenador Nacional da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial, Eduardo Vieira, palestrou sobre o tema “Mediação e Arbitragem como ferramenta de Gestão Empresarial”.

Há seis anos na coordenadoria nacional da CBMAE, Vieira explicou que os empresários devem ver a mediação como uma forma de estratégia para manter seus clientes na empresa. “O dono de empresa tem que entender o motivo de uma crítica e, a partir daí, melhorar sua conduta na empresa”.

Entre alguns exemplos, o coordenador lembrou de uma determinada companhia que tinha uma equipe de ouvidores e resolvia apenas 15% das queixas dos clientes. Ao recorrer à mediação, a solução dos casos subiu para 70%. “Hoje com as mídias sociais é preciso ter muita cautela. Uma marca é consolidada no mercado em cerca de oito anos, segundo estudos. Todo esse trabalho pode ser destruído muito rapidamente se for divulgado erroneamente nas redes”.

Segundo ele, com relação ao trabalho da Câmara de Arbitragem, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o serviço não veio com o intuito de desafogar o judiciário. “Isso não é verdade. A intenção é ser mais uma opção, mais uma forma de se resolver conflitos. Temos 123 milhões de processos na justiça contra 23 mil casos de resolução na Câmara. Não dá para comparar. A Câmara é um processo de inovação, uma nova ferramenta de trabalho e um complemento”.

O coordenador destacou ainda que muitos advogados acham que a Câmara elimina a função da advocacia, o que de acordo com ele é um equívoco. "Embora o
mediador não precise ser um advogado, é natural e até aconselhável que o contratante e contratado tenham sua assistência jurídica. É o advogado que vai orientar o seu cliente o melhor rumo a ser seguido”.

Inaugurada na Associação Comercial de Santos, em 14 de fevereiro deste ano, a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE) foi criada com o intuito de resolver entraves contratuais de uma maneira mais eficaz, célere e sigilosa. E, para isso, são utilizadas técnicas que foram aplicadas neste curso como a conciliação, a mediação e arbitragem. 

Curso de Mediação Empresarial


O curso de Mediação Empresarial, que teve início em março e foi ministrado em duas etapas (distância e presencial) foi direcionado a empresários e colaboradores que buscam conhecimento sobre conceitos, técnicas e ferramentas de negociação e mediação nas relações empresariais.

Os profissionais que receberam o certificado, tiveram seus nomes inclusos no site do CBMAE e ficam disponíveis para serem convocados a qualquer momentos em casos de mediação acionados na Associação Comercial de Santos.

Mutirão

Para ajudar as empresas a resolverem entraves contratuais e pendências financeiras, a ACS e a CBMAE realizam o 1º Mutirão Primeiro Mutirão de Conciliação e Mediação Empresarial, entre os dias 24 e 28 de junho.

Serão atendidos casos envolvendo rescisão contratual, inadimplência e quaisquer outros conflitos empresariais. Os interessados em participar do mutirão devem enviar um e-mail para cbmae@acs.org.br .

Fabiana Stelina Duarte Almeida
Departamento de Comunicação
Associação Comercial de Santos
Rua XV de Novembro, 137 – 1.º andar - Centro Histórico
Tel.: (13) 3212-8200

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE