Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Amanhã comércio de Garça estará aberto

Notícias 11 de outubro de 2019

Amanhã, dia 12 de outubro, quando se comemora o Dia das Crianças e o Dia de Nossa Senhora Aparecida, será feriado em todo o território nacional. De acordo com assembleia realizada no ano passado pelos associados da Associação Comercial e Industrial de Garça (ACIG) ficou decidido que o comércio garcense ficaria de portas fechadas. 

No entanto, o cenário de modificou e, nesse contexto, entraram em cena a Medida Provisória 881, de 30 de abril de 2019 e, posteriormente a Lei 13.874, sancionada no dia 20 de setembro último. A Medida Provisória estabelece normas de proteção à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica, além de dispor sobre a atuação do Estado como agente normativo e regulador.

Segundo a medida, as garantias de livre mercado, análise de impacto regulatório, entre outras previstas por ela, deverão ser aplicadas e interpretadas no âmbito dos direitos Civil, Empresarial, Econômico, Urbanístico e do Trabalho.

Já a Lei 13.874 institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, que estabelece normas de proteção à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica e disposições sobre a atuação do Estado como agente normativo e regulador.

“A Acig entende e respeita de fato os acordos firmados durante assembleia realizada no ano passado, e, naquele momento, o fechamento do comércio pareceu ser o mais acertado. No entanto, o presidente Jair Bolsonaro primeiro editou uma Medida Provisória e depois, no mês passado, sancionou a lei que confere essa liberdade de abertura. Assim, a associação entende o novo cenário e apoia aqueles que resolverem abrir no dia 12 de outubro”, falou o presidente da Acig, João Francisco Galhardo, salientando que, desta forma, a abertura será facultativa.

Galhardo enfatiza que o importante é que todas as leis trabalhistas sejam cumpridas. Outro fato apontado pelo presidente, é que amanhã, o movimento do comércio costuma ser intenso e em vários municípios brasileiros o funcionamento será normal.

De acordo com o gerente da Acig, Fábio Dias, normalmente os lojistas que optam por abrir, funcionam em horário diferenciado e o que se observa é que muitos consumidores aprovam a abertura e aproveitam os momentos de mais calmaria, para fazerem suas compras.

“Como disse o presidente João Galhardo, o importante é que o lojista cumpra os direitos trabalhistas. O presidente Bolsonaro, com as medidas publicadas, permite essa flexibilidade”, salientou Dias.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE