Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Ano começa com queda nos três índices do SCPC

Notícias 03 de fevereiro de 2017

A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) divulgou hoje (03/02/2017) o balanço do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) referente ao movimento de janeiro. O primeiro mês do ano traz queda dos três índices. Os cancelamentos foram de 332 em dezembro para 227 em janeiro, com diminuição de 31,6%.

Já os registros passaram dos 315 no último mês de 2016 para 279 em janeiro. A diferença é de -11,4%. No entanto, os comerciantes são incentivados a realizar a inclusão sempre que necessário, já que, com o CPF registrado no banco de dados do SCPC, o devedor fica com restrição no crediário em todo o território brasileiro. 

Consultas

A queda nas consultas manteve o mesmo patamar que das inclusões: queda de 11,86%. Enquanto em dezembro, período que contou com as festas de final de ano, obteve 5.645 consultas, o primeiro mês de 2017 teve o total de 4.975 de consultas, que são apenas para as vendas pelo crediário.

Esta queda também é reflexo do uso dos cartões de crédito, débito e benefícios, que são os mais utilizados e não são inseridos neste relatório, assim como o pagamento a vista. As consultas são práticas importantes para se evitar a inadimplência. Por isso, a Aicita enfatiza a necessidade dos lojistas consultarem o banco de dados do SCPC antes de aprovar qualquer cadastro. 

Situação brasileira

A queda dos índices do SCPC de Itatiba reflete a situação do brasileiro. O Índice Nacional de Confiança (INC) registrou 77 pontos em janeiro, dois a menos do que no mês anterior e dois a mais do que em janeiro de 2016. Essas ligeiras variações indicam que o brasileiro continua pessimista, com a confiança pouco volátil. A pesquisa foi feita entre os dias 5 e 18 de janeiro em todas as regiões brasileiras, pelo Instituto Ipsos a pedido da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

“O brasileiro segue pessimista com o atual momento do País, mas está um pouco esperançoso em relação ao futuro. É preciso que o governo vá ao encontro dessa esperança e continue cortando gastos. Assim, o Copom poderá reduzir cada vez mais a taxa Selic, na esteira da queda inflacionária, para que a economia volte a girar”, comentou Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), da qual a Aicita faz parte. “Acreditamos que, com a continuidade da redução da taxa de juros, o varejo vai melhorar gradativamente”, afirmou Burti. 

Movimento mensal do SCPC em Itatiba

Indicador

NOVEMBRO

DEZEMBRO

JANEIRO

Consultas

5.066

5.645

4.975

Registros

353

315

279

Cancelamentos

232

332

227



Tatiana Rostaiser Petti

Assessora de imprensa
Associação Industrial e Comercial de Itatiba - Aicita
(11) 99456-8833
imprensa@aicita.com.br
www.aicita.com.br
www.facebook.com/aicitaitatiba

 

 
 
 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE