Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

APLs de Ribeirão Preto são reconhecidos pelo Governo do Estado

Notícias 05 de junho de 2020

Quatro Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Ribeirão Preto nas áreas de cerveja artesanal, economia criativa, indústria de saúde e software e serviços foram reconhecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do estado de São Paulo.

O resultado do edital, publicado no final do mês de maio, contemplou 57 sistemas em todo o Estado, entre eles o Polo Cervejeiro, um dos núcleos setoriais que integram o Programa Empreender, da ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto.

Por definição do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Arranjos Produtivos Locais (APLs) são aglomerações de empresas com a mesma especialização produtiva e que se localizam em um mesmo espaço geográfico.

As empresas dos APLs mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si, contando também com apoio de instituições locais como governos, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa. Os APLs têm como objetivo ajudar no desenvolvimento da economia regional.

“É necessário o fortalecimento de micro e pequenas empresas, com foco no desenvolvimento da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Para isso, a ACIRP trabalha com núcleos setoriais e associativismo, integrando as cadeias de produção para seu melhor desempenho”, comenta o presidente da ACIRP, Dorival Balbino.

Para o gerente de Desenvolvimento do Supera Parque, Dalton Marques, o reconhecimento dos APLs mostra um fortalecimento das ações de estímulo ao desenvolvimento econômico na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, a importância do trabalho em rede e da cooperação, não só entre empresas, mas também entre entidades.

 

Polo Cervejeiro

A ACIRP, juntamente com Supera Parque, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Polo Cervejeiro, abriga o APL de cervejas artesanais, que já havia sido reconhecido em 2018 e, na atualização e comprovação de atividades, foi novamente selecionado este ano.

O Polo Cervejeiro trabalha a ‘marca coletiva’ buscando fortalecer a cadeia produtiva e tornar Ribeirão Preto conhecida como capital da cerveja artesanal. Fundado no dia 11 de novembro de 2015, reúne seis indústrias de Ribeirão Preto e uma de Sertãozinho.

O principal objetivo do grupo é promover a cultura cervejeira, despertando e disseminando o interesse pela apreciação de diferentes sabores e estilos, por sua história, seu processo de produção e sua relação com a diversão e a socialização para que mais pessoas se interessem pelo produto.

Além do grupo de cervejas, a ACIRP tem outros 13 grupos setoriais que integram o Programa Empreender, criado em 1991 para promover o desenvolvimento e fortalecimento de micro e pequenas empresa por meio do associativismo. A modalidade possibilita o acesso a mais recursos do que qualquer empresa ou profissional possui de forma isolada e impulsiona qualquer tipo de negócio.

 

Referência em saúde e software e cerveja

O setor cervejeiro tem profunda ligação com a história da industrialização de Ribeirão Preto. Na última década, as cervejarias artesanais despontaram no cenário regional e já somam mais de dez estabelecimentos. Sete delas fazem parte do Polo Cervejeiro, grupo de empresas do segmento que abrange também a cidade vizinha de Sertãozinho

Promoção da marca do coletivo, estímulo ao consumo consciente e eventos para o público cervejeiro estão entre as ações organizadas pelo grupo empreendedor. A partir deste ano, o IFSP-Sertãozinho passou a oferecer o primeiro curso técnico gratuito no Estado de formação de mão-de-obra para a indústria cervejeira.

Dados da RAIS 2018 indicam a presença de 280 estabelecimentos industriais de Saúde na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, com mais de 6,8 mil postos de trabalho. Entre as ações coletivas empreendidas para desenvolvimento do setor, estão a participação conjunta em feiras comerciais, a promoção de encontros de formação e a oferta de serviços tecnológicos para solução de gargalos produtivos.

No setor de software, também segundo a RAIS, são mais de 400 empresas e 2,5 mil postos de trabalho na Região Metropolitana de Ribeirão. As ações coletivas compreendem cursos de formação de mão-de-obra, que já agregaram ao mercado em torno de 300 profissionais, e workshops de capacitação gerencial.

 

Atendimento à imprensa:
OPA Assessoria em Comunicação
(16) 3931-1313
Daniel Navarro | (16) 9 9223-1517 | daniel@sejaopa.com.br
Marcela Borges | marcela@sejaopa.com.br

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE