Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Após dois anos de queda, comércio no Dia das Mães cresce 1,3%, aponta Associação Comercial de SP

Notícias 17 de maio de 2017

Exibindo Balanço de vendas.jpg

São Paulo, 16 de maio de 2017. Depois de caírem dois anos consecutivos, as vendas de Dia das Mães do varejo paulistano tiveram alta média de 1,3% nesta primeira quinzena de maio frente ao mesmo período de 2016, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

As comercializações à vista foram melhor: o movimento subiu 4,7%, impulsionado por artigos de menor valor como roupas, calçados, acessórios e perfumaria. Já as vendas a prazo caíram 2,2%. “O crescimento desses bens semiduráveis está alinhado com o que nossa pesquisa indicou: que nesse Dia das Mães não haveria espaço para móveis e eletrodomésticos, em decorrência do estreitamento orçamentário das famílias e também dos juros altos”, analisa Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp. “O resultado é muito bem-vindo e deve ser comemorado, visto que é uma das datas mais importantes para os lojistas”. Ele salienta que o resultado reflete fortemente o evento comemorativo e, por isso, não poder ser projetado para o resto do mês.

No Dia das Mães de 2016, o Balanço de Vendas/ACSP registrou diminuição média de 17,2% sobre igual período de 2015. Já em 2015, o recuo foi de 2,6% em relação ao ano anterior. A última elevação havia sido em 2014 (2,4%).

Variação mensal: sazonal

Nos primeiros quinze dias de maio de 2017, as vendas do comércio da capital paulista tiveram um salto de cerca de 20,1% em relação à primeira quinzena de abril, resultante do efeito sazonal – o Dia das Mães.

No sistema à vista, o aumento foi de 40,1%, beneficiado pelos produtos de menor valor. O sistema a prazo teve leve alta de 0,1%.

“Insistimos em que o Banco Central promova cortes mais agressivos na Selic, para que a baixa dos juros seja repassada o quanto antes para o consumidor. Só assim ele ficará mais confiante e estimulado a adquirir produtos de maior valor”, diz Burti.

O Balanço de Vendas da ACSP é elaborado pelo Instituto de Economia da entidade com base em amostra da Boa Vista Serviços.

Exibindo tabela maio.jpg

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 122 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.??

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE