A Associação Comercial e de Inovação de Marília está apoiando a realização do Festival de Comida do Boteco de Marília, que começa no próximo dia 19, sexta-feira, com a presença de 18 bares da cidade, que participarão desta iniciativa por parte do Sindicado de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Marília (Sinhores) e também do Marília Convention Bureau. “É mais uma ação criativa em nossa cidade, movimentando os principais bares de Marília que apresentarão ideias bem interessantes”, disse o presidente da associação comercial mariliense, Carlos Francisco Bitencourt Jorge ao receber na sede da entidade os responsáveis pelo sindicato, Marcelo Diniz e do Convention Bureau, Gilberto Rossi. “Este festival irá até o dia 18 de agosto, numa competição deliciosa”, disse o dirigente da associação comercial.
Segundo José Augusto Gomes, superintendente da associação comercial mariliense, essa é mais uma ação inovadora do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Marília (Sinhores), que já lançou com sucesso o Festival Gastronômico de Marília e o Circuito Café de Hotel, que estão se tornando tradicionais na cidade e cada vez mais concorrido. “Não tenho a menor dúvida de que este festival envolvendo a chamada “comida de boteco”, também será um sucesso como os demais”, falou animado, ao admitir ser frequentador de todos os festivais criados. “Não será diferente com este recém lançado”, disse José Augusto Gomes, ao elogiar os bares envolvidos: Chaplin, Água Doce, Doctor Beer,, Café do Lado, Bar do Amorim, Fire Garden, Cupim, O Boteco Esmeralda, Qualéh, Vixi, Al Mirante, Cotidiano, Fazendinha, Terrazzo, Lounge 277, Trindad’s, Tasso Bar e Bar do Rotta.
Carlos Francisco Bitencourt Jorge lembra que a chamada “alimentação fora do lar”, que envolve restaurantes e bares, já se mostrou um dos segmentos mais fortes da economia brasileira, e vem atraindo empreendedores dos mais diversos. “Segundo o Sebrae, 3 em cada 10 brasileiros, trocam o mercado formal e abrem um negócio próprio entre bares e restaurantes”, disse o dirigente da associação comercial de Marília. No Brasil, a alimentação fora do lar representa 33% dos gastos com alimentos e bebidas e deve levar todo setor de “food service” a movimentar por volta de R$ 300 bilhões ao ano. “E esse número pode crescer”, acredita Carlos Francisco Bitencourt Jorge ao observar que, enquanto um americano compromete cerca de 40% de sua renda disponível com alimentos e bebidas, no Brasil ainda há espaço para crescer.
José Augusto Gomes lembra que na época da pandemia o setor sofreu muito, principalmente com o fechamento do comércio e tudo mais. “Foram momento preocupantes”, recordou o superintendente ao lembrar da depressão na época e verificar, atualmente, o dinamismo que o setor se encontra. “O mercado de gastronomia vem crescendo no país, gerando oportunidades de negócios e empregos e movimentando a economia em uma ascendência constante”, disse ao elogiar a criação dos festivais que são provas deste novo momento. “O setor de gastronomia já emprega mais gente do que o da construção civil, e continua crescendo”, apontou José Augusto Gomes que acredita no sucesso de mais esta atividade entre os bares e restaurantes de Marília.