Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associação Comercial terá novo endereço, no Largo do São Bento

Notícias 04 de novembro de 2019

Em breve, o novo endereço da sede da Associação Comercial de Sorocaba será no Largo de São Bento. O presidente da entidade, Sérgio Reze, juntamente com a diretoria, assinou o contrato de locação nesta semana. 

A previsão é que a mudança aconteça no início do próximo ano, para celebrar os 98 anos da Associação Comercial. Por se tratar de um grande patrimônio histórico da cidade, o local, fundado em 1660, passará por uma restauração, sem perder a sua essência. 

Segundo o presidente da entidade, Sérgio Reze, na ausência de uma resposta por parte do poder público ao projeto de uso e reforma do Fórum Velho, surgiu a oportunidade de utilizar o espaço do Mosteiro e, com isso, contribuir, através da locação, com as obras de restauração da igreja, que enfrenta dificuldades na obtenção de verbas de apoio para o fundamental e necessário trabalho de recuperação desse ícone da história de Sorocaba. 

“É um grande passo e uma grande mudança. A Associação Comercial está crescendo cada vez mais e chegou a hora de oferecermos um espaço mais adequado e agradável aos empresários, tendo em vista que o nosso quadro de associados registra um crescimento constante”, ressalta. 

Reze destaca ainda que a atual sede da entidade, localizada no número 535 na Rua da Penha, já está pequena para atender todas as demandas. “O Mosteiro São Bento vem de encontro aos nossos anseios de criar um espaço útil e agradável aos nossos associados”. 

Para a preservação e restauração desse histórico patrimônio, a Associação Comercial contará com o auxílio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS). A ideia é criar um local de convívio e lazer para a população, com uma bela praça e espaço para eventos e reuniões. 

“Muitas novidades irão surgir. Estamos felizes e ansiosos com a mudança, acreditando que trará inúmeros benefícios para a cidade como um todo”, avalia o presidente. 

A história do Mosteiro São Bento 

Baltazar Fernandes, bandeirantes natural de São Paulo, filho de Manoel Fernandes, nobre e ex-governador dessa cidade, cansado das andanças pelos sertões, resolveu assentar com toda sua família, a vida na vila por ele fundada, que viria chamar-se Sorocaba. 

Querendo um progresso rápido para a nascente Vila, segue o exemplo do seu irmão em Parnaíba, trazendo os Monges Beneditinos. 

A igreja de Sant’Ana do Mosteiro de São Bento foi a primeira de Sorocaba. O conjunto arquitetônico atual é composto pela igreja de Sant´Ana, Capela de São Judas Tadeu, Mosteiro de São Bento e a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. 

O Mosteiro passou por numerosas reformas que, na opinião de importantes historiadores, não desfiguraram o arcabouço colonial. Atualmente, os monges estão empenhados em um projeto de restauro, envolvendo a sociedade sorocabana. Esta restauração faz parte da revitalização do centro histórico da cidade. 

A atual igreja, foi construída em 1660, quando também teria sido fundado o atual Mosteiro. Nela encontram-se os restos mortais de Baltazar Fernandes e outros personagens importantes da cidade. 

Sobre a Associação

A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio regional e o desenvolvimento nacional, além de representar seus associados. O quadro associativo da entidade reúne empresários representantes de todos os setores da economia, tais como: industriais, comerciantes, agropecuaristas, prestadores de serviços e profissionais liberais, de todos os portes.

 


Informações para a imprensa:

Larissa Costa – Assessora de Imprensa

(15) 3331-1003 / (15) 98146-7182 (WhatsApp)

comunica@acso.com.br

 

Facebook: /acsorocaba

Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL

Instagram: @acsorocaba

Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba

Twitter: @ComunicaAcso

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE