Representantes da Associação Comercial e Industrial de Mirandópolis, no interior do Estado de São Paulo, estiveram na sede da Associação Comercial e de Inovação de Marília, conhecendo programas e serviços desenvolvidos pela entidade mariliense. Ricardo Luis Gonçales (Presidente), Tereza Canatto (Executiva) e Carlos César de Carvalho (Assessor), estiveram por um bom tempo conversando com o superintendente de Marília, José Augusto Gomes, e também com a executiva do Connect Ambiente de Inovação, que fica dentro da associação comercial de Marília, Miquelle Cardozo. “Foi uma conversa bem agradável, e muito instrutiva”, disse o dirigente mariliense que tem recebido com frequência dirigentes de outras associações comerciais paulistas e de outros estados, interessadas em conhecerem o trabalho realizado em Marília. “Isso aumenta nossa responsabilidade”, disse José Augusto Gomes.
No encontro realizado, depois de conversarem sobre os programas desenvolvidos em parceria com a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), como são os casos do Certificado Digital, Cartão de Benefícios, Instituição Financeira, Certificado de Origem, CRDC, Programa Empreender, Facesp Mulheres, Faculdade do Comércio, Instituto Talentos e Profis “On-line”, todos eles disponibilizados para as mais de 420 associações comerciais espalhadas no Estado de São Paulo, falou-se sobre os programas individuais de cada associação. “Cada associação comercial tem uma identificação com programas específicos da Facesp”, disse José Augusto Gomes, ao frisar que quase todos eles são bem utilizados pelos empresários de Marília. “O importante é ter várias opções de serviços para oferecer aos empresariado em geral”, disse o dirigente mariliense ao reforçar a importância do trabalho em conjunto com a Federação. “Da mesma forma que a federação disponibiliza programas para as associações comerciais se manterem, nós da associação fazemos o mesmo com os comerciantes em geral”, comparou.
Uma das atividades que chamou a atenção dos dirigente de Mirandópolis foi quanto o Ambiente de Inovação que vem chamando a atenção de empresários e instituições de todo o Brasil. “Nosso modelo do Ambiente de Inovação é bem interessante, simples e funcional”, disse Michelle Cardozo, que é o responsável pela execução do trabalho criado há três anos dentro da associação comercial. “Com a presença da Camila Farani conosco, o sistema tem chamado mais atenção ainda, principalmente com o desenvolvimento do “Código Farani” criado por ela, que complementou o nosso modelo”, disse a responsável pelo Ambiente de Inovação. “É uma tendência, e nós saímos na frente e hoje o pessoal vem nos conhecer para compreender esse novo comportamento empresarial”, explicou a dirigente do Ambiente de Inovação de Marília que considera importante receber visitantes de diversas cidades e mostrar na prática o que está sendo feito. “No conceito é mais complexo do que na prática”, defendeu.
A Associação Comercial e Industrial de Mirandópolis surgiu em 1979. “Também começamos com o SCPC”, disse Ricardo Luis Gonçales ao ver semelhança com Marília. “Também realizamos campanhas promocionais no comércio, nas datas comemorativas, e temos a homenagem ao Dia do Comerciante”, apontou Tereza Canatto ao destacar a semana do consumidor, e a chegada do Papai Noel como ações tradicionais em Mirandópolis. “Também temos parcerias com Unimed, Sebrae e Jucesp”, acrescentou Carlos César de Carvalho, ao acrescentar o Banco de Currículos, Menor Aprendiz e outros benefícios oferecidos aos associados.