A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) recebeu nesta quinta-feira (18), a palestra ‘Saúde e Segurança do Trabalho (SST) no eSocial: Perdi o prazo, e agora?’, com a consultora e especialista em Segurança do Trabalho, Fran Assis. Durante o evento, que reuniu um seleto grupo com cerca de 30 empreendedores e contadores, os participantes puderam se aprofundar no tema e tirar as dúvidas sobre o assunto.
Desde janeiro deste ano, as empresas, independente do tamanho, são obrigadas a alimentar o sistema do eSocial com dados relativos à Medicina e Segurança do Trabalho. Os empregadores precisam mandar as informações de Comunicação de Acidente de Trabalho, Monitoramento da Saúde do Trabalhador e Condições Ambientais do Trabalho – Agentes nocivos. Estes documentos impactam na aposentadoria especial dos colaboradores, nos pagamentos de insalubridade e periculosidade, além da tributação de folha de pagamento e gestão dos afastamentos.
“A Associação Comercial de Mogi é a casa dos comerciantes e empreendedores, por isso, estamos sempre atentos às necessidades dos empresários. A palestra sobre o eSocial é importante para esclarecer e informar sobre as regras que passaram a valer neste ano”, ressaltou a presidente da ACMC, Fádua Sleiman.
De acordo com a especialista em Segurança do Trabalho, as empresas que não enviaram as informações de SST para o sistema do eSocial precisam regularizar a situação. “Precisamos sempre estar atualizados com as informações e seguir com as determinações legislativas. É importante começar agora, pois é um processo”, esclareceu.
A gerente de uma rede de farmácias, Luciane Delbone, afirmou que a ideia é multiplicar para os colaboradores as informações recebidas na palestra. “Estou aqui para aprender, pois ainda temos muitas dúvidas sobre o sistema”, disse.
O analista de marketing Anderson Oliveira de Araújo avaliou que a palestra é uma maneira de entender os principais processos do sistema do eSocial. “Este é um assunto que ainda causa confusão, seja para os empresários do comércio, da indústria e do setor de serviços, é uma sopa de letrinhas que gera muitas dúvidas”, destacou.