Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associação Comercial de Santos: um século e meio de história e avanços

Notícias 21 de dezembro de 2020

Estimular negócios, buscar soluções e, principalmente, promover o desenvolvimento econômico da região. Com este propósito, a Associação Comercial de Santos (ACS) completa 150 anos nesta terça-feira (22) e reforça sua importante atuação na Cidade e no País.

Coincidência ou não, o fato é que após a fundação da entidade, muitas conquistas importantes ocorreram em Santos. Antes da ACS, não havia serviços de esgoto, coleta de lixo, iluminação pública, água para consumo domiciliar e nem ruas pavimentadas – ou pelo menos capazes de prover o escoamento de águas pluviais. Na época, não existiam bancos, transporte coletivo e muito menos um cais organizado.

Foi o empenho de empresários do século passado que fez com que a classe se unisse cada vez mais e fosse reconhecida em âmbito municipal, estadual e federal. Tanto que a estreia do Livro de Ouro, que contém assinaturas de visitantes ilustres desde 1875, foi feita pelo Imperador Dom Pedro II.

Pioneira no Estado de São Paulo e a quinta do País (atrás de Rio de Janeiro, Bahia, Pará e Pernambuco), a entidade tem uma forte ligação com o Porto de Santos e o mundo do café.

“A Associação Comercial de Santos é um polo de integração entre a sociedade organizada e o governo. Nossa gestão está fortalecendo esse protagonismo, trabalhando para que nossos associados, a cidade de Santos e a Baixada Santista tenham uma taxa expressiva de desenvolvimento social e econômico”, diz o presidente Mauro Sammarco.

Sammarco assumiu o cargo mais alto da instituição em 10 de março deste ano. Para ele, é uma honra em ser o presidente da ACS , sobretudo, na gestão de celebração dos 150 anos da fundação. “A Associação fez e continuará fazendo parte da história de Santos e do Brasil, trabalhando pelo desenvolvimento dos cidadãos e das empresas. Estamos em um momento muito especial de liderança pelo progresso da nossa cidade”.

O compromisso de atuar junto à sociedade e ao governo não abrandou nem em época de pandemia. A instituição colaborou no combate à covid-19 buscando soluções por causa da paralisação das atividades econômicas e a incerteza sobre o futuro das operações comerciais. “Nós tivemos um importante papel de mobilizar os empresários, pois o Poder Público não tinha estrutura para atender todas as ações necessárias sozinho”.

Ainda durante a pandemia, a ACS, junto ao Núcleo Jovem, desenvolveu os projetos Novos Rumos, que pretende atrair novos empreendedores, e o Novo Cidadão, que é um levantamento para traçar o perfil da região pós-pandemia.

“O  Novos Rumos é uma importante iniciativa da ACS junto a Prefeitura Municipal. Com ele, identificamos demandas de produtos que possam ser produzidos aqui, capacitando fornecedores e gerando empregos. Ambos s terão uma fase intensa de desenvolvimento no próximo ano”.


Outras novidades

Atualmente, a ACS oferece inúmeros serviços, como a emissão dos certificados de origem e digital, a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE) e o curso de Classificação e Degustação de Café, que deve ter uma versão de Ensino a Distância (EAD) em 2021, visando o mercado internacional.

Para 2021 tem mais projetos inovadores. Estão previstos a implantação de um curso de qualificação e desenvolvimento profissional para promover a educação coorporativa da região, a reformulação do site e dos sistemas da emissão de certificados e a instalação de painéis de energia solar.


História será retratada em livro

Devido à grande contribuição da ACS à cidade de Santos, a história dos 150 anos será retratada em livro. O lançamento ocorrerá no primeiro trimestre de 2021.

“Toda a trajetória, desde a sua fundação, será contada na obra, que permitirá uma viagem no tempo. Temos uma história muita rica de momentos especiais e delicados”, conta o vice-presidente da ACS e responsável pela edição do livro, Ronaldo Jamar Taboada.

O vice-presidente lembra que devido ao momento atual da pandemia e a obrigatoriedade do cumprimento dos protocolos de Saúde, todas as programações previstas para celebrar a data neste ano foram suspensas.


Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE