Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associação Comercial de SP analisa desempenho do varejo brasileiro em abril

Notícias 12 de junho de 2019

São Paulo, 12 de junho de 2019. Para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a alta de 1,7% nas vendas do varejo nacional restrito em abril, frente ao mesmo mês do ano passado, conforme divulgou hoje o IBGE, indicam que o setor se recupera em ritmo ainda bastante lento, abaixo das expectativas.
“A variação mensal é pouco relevante nesse momento porque produz muitas distorções em função das datas móveis. Mas, mesmo na variação interanual, o ritmo de crescimento é bastante lento e insuficiente para fazer a economia crescer. Essa lentidão é resultado de uma queda da confiança do consumidor - que havia crescido no início do ano - e do desemprego ainda alto. O consumo cresce menos do que a massa salarial, indicando que o brasileiro está com receio de gastar”, diz Marcel Solimeo, economista da ACSP.

Ao se analisar o perfil das vendas de abril, Solimeo detecta uma possível mudança no gosto e preferência do consumidor. “As vendas de roupas e calçados sempre registraram avanços e, agora, têm recuado. Era o segmento que, depois de supermercados, sempre crescia um pouco. Ao mesmo tempo, os artigos de uso pessoal têm se destacado: foi o ramo que mais cresceu em abril (13,4%) sobre igual mês de 2018 e no acumulado dos 12 meses”, finaliza o economista.

 

Mais informações:

Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa ACSP
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 124 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE