Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associação Comercial de SP: vendas aceleram 5,8% em fevereiro

Notícias 02 de março de 2018

Juros menores, prazos maiores e mais renda ajudam comércio a crescer

São Paulo, 2 de março de 2018. O movimento de vendas do varejo paulistano cresceu 5,8% em fevereiro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2017. As vendas a prazo cresceram 7,5% e as vendas à vista 4% neste período. Fevereiro foi o décimo mês consecutivo de recuperação no comércio da capital e o melhor fevereiro desde 2014, quando a alta no movimento havia sido de 8,6%.

De acordo com o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Alencar Burti, o bom desempenho do varejo paulistano no segundo mês do ano ocorreu pela base fraca de comparação e também pela melhora do cenário macroeconômico. “O carnaval deste ano ajudou as vendas, mas a grande explicação está nas fortes quedas que ocorreram nos dois últimos anos e nos fatores macroeconômicos. Com juros menores, prazos mais longos e maior renda das famílias, o comércio tem um caminho mais favorável para crescer. O varejo está em franca recuperação”, declara Burti.

Variação mensal

Na comparação com janeiro deste ano, o movimento de vendas de fevereiro na capital apresentou uma queda média de 6,2% (-5,7% à vista e -6,6% a prazo). O recuo neste mês é meramente sazonal, visto que janeiro é caracterizado por promoções agressivas das lojas, as chamadas megaliquidações. E também pelo fato de que janeiro teve três dias úteis a mais que fevereiro. “Contudo, é importante notar que o carnaval de rua vem crescendo em São Paulo, tornando-se uma da data comercial forte. Há claramente um estímulo, antes quase inexistente, no comércio de bebidas, roupas e adereços nessa época do ano”, analisa o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Acumulado

O crescimento do bimestre ficou em 5,2% (sendo 7,2% nas vendas a prazo e 3,2% à vista), com destaque para os bens duráveis, em especial móveis e eletrodomésticos. A título de comparação, no primeiro bimestre de 2017, o recuo foi de 5,8%, ou seja, a alta de agora não recupera as perdas do ano passado. “A queda nos juros e o alongamento dos prazos, em combinação com a base fraca dos dois últimos anos, são os fatores que basicamente explicam esse crescimento mais acentuado nas vendas a prazo, tanto na variação anual quanto na bimestral”, afirma Burti.  

O Balanço de Vendas da ACSP é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal, com amostra fornecida pela Boa Vista SCPC. 

 Imagem inline 1

 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287 

 

Sobre a ACSPA Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 123 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE