Com o objetivo de fortalecer o varejo da cidade de Marília, a Associação Comercial e de Inovação de Marília e a unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Marília estiveram reunidos para a primeira de uma série de outros encontros, no sentido de alinharem ações específicas para o varejo local, principalmente na capacitação de comerciantes e comerciários. “Nos dias de hoje é de fundamental importância que o pessoal do varejo acompanhe a evolução dos tempos”, disse o presidente da associação comercial mariliense, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, ao recepcionar na sede da entidade Alessandro Gomes - coordenador de negócios educacionais; Andréia Peretti Sangaletti - gerente do Senac Marília; Marcelo Paganini Gomes da Cunha - executivo de contas e Cássia Cristina Queiroz Monteiro - coordenadora de negócios educacionais, para o planejamento das primeiras ações.
No encontro realizado, segundo o superintendente da associação comercial de Marília, José Augusto Gomes, foi lembrado a importância do trabalho em conjunto entre as duas instituições. “Queremos levar conhecimento ao lojistas e se possível, proporcionar mais conhecimento para o comerciário, também”, disse o dirigente que acredita em encontros de capacitações entre os dois segmentos. “Precisamos disponibilizar novas fórmulas de gestão e ao mesmo tempo técnicas de vendas”, disse José Augusto Gomes que considerou importante o encontro realizado. “Senac e Associação Comercial sempre estiveram juntos, pois, se preocupam praticamente com o mesmo setor econômico que é o varejo em geral”, falou o dirigente mariliense ao lembrar dos vários trabalhos que as duas instituições realizaram nas últimas décadas. “O Senac é vital para o sucesso do varejo”, resumiu José Augusto Gomes, grato pela visita.
De acordo com Carlos Francisco Bitencourt Jorge o Senac diversificou bastante as áreas de atuação. Segundo o dirigente da associação comercial de Marília, o Senac atualmente tem disponibilidade de cursos nas áreas de: Beleza e Estética, Bem-estar, Comunicação e Marketing, Desenvolvimento Social, Design, Artes e Arquitetura, Educação, Gastronomia e alimentação, Gestão e Negócios, Idiomas, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, Moda, Saúde, Tecnologia da Informação, Turismo e Hospitalidade, dentre outras. “São segmentos que movimentam o varejo em geral, na prestação de serviço de uma comunidade”, disse ao verificar o potencial do Senac com: Especialização Técnica, Técnico, Ensino Médio Técnico, Jovem Aprendiz, Programe Seu Futuro, Idiomas, Graduação, Pós-graduação, Extensão Universitária, Ensino a Distância – EAD, Presencial + EAD e a Escola Panelinha, com Rita Lobo. “O que demonstra a qualidade do ensino e o aprofundamento na capacitação”, disse o presidente da associação comercial que é da área acadêmica.
Atualmente o Senac está presente em 45 cidades do Estado de São Paulo, com uma rede de 63 unidades educacionais, incluindo três campi do Centro Universitário Senac: um no bairro Santo Amaro, na capital, e dois no interior, em Águas de São Pedro e em Campos do Jordão, que formam o complexo educacional com os hotéis-escola Senac. Há ainda a premiada Editora Senac São Paulo, que comercializou mais de 11 milhões de exemplares ao longo da sua história, sendo cerca de 412 mil somente em 2023, escrevendo capítulos importantes para o país. “O interessante é que no Senac qualquer pessoa interessada pode participar dos cursos”, comentou José Augusto Gomes ao lembrar que, das mais de 490 mil matrículas que o Senac São Paulo efetivou em 2023, 237 mil correspondem a bolsas de estudos pelo Programa Senac de Gratuidade, e mais de 6 mil são pela Política de Responsabilidade Social. “Esse e outros acessos é que queremos fortalecer no varejo de Marília”, frisou Carlos Francisco Bitencourt Jorge satisfeito com o encontro realizado.