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Associação Comercial utiliza aviso eletrônico de débito

Notícias 19 de setembro de 2019

Os comerciantes que fazem parte da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia estão sendo orientados a ampliarem o número de informações fundamentais nos cadastros dos clientes junto as lojas. Além das referências pessoais, a orientação é para que o lojista não deixe de obter o e-mail, e os números dos telefones fixos e dos aparelhos celulares dos clientes, como forma de localização e contatos rápidos. “Nos dias de hoje em que a comunicação eletrônica são rápidas e eficazes, essas informações ajudam muito”, disse o presidente da associação comercial pompeiana, Rinaldo José Traskini, ao sugerir aos funcionárias da entidade associativa que solicite sempre aos associados que obtenham essas informações dos clientes no cadastro, principalmente para a inclusão do CPF ao banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

 

De acordo com o dirigente da associação comercial local, desde o dia primeiro de Junho o SCPC utiliza o Aviso Eletrônico de Débito (AED), uma solução inovadora que ajuda as empresas a recuperarem dívidas de clientes em atraso. “Este sistema informa a inclusão de devedores no banco de dados do SCPC, por meio de e-mail, garantindo a mesma legitimidade da “carta de aviso de débito”, como deve ser feito”, disse a gerente administrativa da associação comercial de Pompeia, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, ao explicar a importância de se ter esta informação do cliente. “Sempre ao preencher o cadastro do cliente é preciso solicitar o e-mail e os números dos telefones para contato”, ressaltou a dirigente de Pompeia.

 

Rinaldo José Traskini lembra, ainda, outras vantagens que o sistema oferece ao comerciante associado, que pretende recuperar uma venda em que o cliente tornou-se inadimplente. “O prazo de entrega através do AED é de três dias, enquanto que através da carta de aviso levará em torno de oito dias úteis”, comparou o presidente da associação comercial, ao mostrar a agilidade do sistema. “O Aviso Eletrônico de Débito tem validade jurídica e é reconhecida pela legislação brasileira, por possuir o carimbo de tempo sincronizado com a hora oficial”, ressaltou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas ao mostrar a importância do documento eletrônico. “A empresa consegue acompanhar quem recebeu, ou qual e-mail voltou, e, assim, estabelecer uma ação para estes casos”, disse Rinaldo José Traskini, que é a favor da eletrônica em todos os sentidos. “É um mecanismo que chegou para nos ajudar”, frisou o dirigente da associação comercial.

 

A associação comercial de Pompeia orienta os lojistas associados para quando a empresa for fazer alguma inclusão de débito no sistema da Boa Vista SCPC, que insira também o e-mail do cliente inadimplente, caso tenha disponível no cadastro do cliente. “Seria interessante fazer de forma constante uma atualização do cadastro dos clientes de tempo em tempo”, sugere Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas ao conversar com alguns associados e fazer esta sugestão. Caso o cliente inadimplente não possua e-mail, será enviado o aviso de inclusão de débito convencional, até que o cadastro dele seja atualizado.

 

LEGENDA – Rinaldo José Traskini e Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, da associação comercial, falam sobre o AED

LEGENDA/FOTO – ARQUIVO:  Rinaldo X Val 190919

 

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