Desde outubro do ano passado Garça passou a contar com a Feira do Produtor Rural, que acontece no espaço da Feira Livre, todas as terças-feiras das 17 às 21 horas. O objetivo é levar para os garcenses produtos frescos e de qualidade direto dos produtores rurais para a mesa do consumidor. A feira é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo com o Sindicato Rural de Garça por meio do SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e segundo o superintendente da Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG, Fábio Dias, a ação contribui para movimentar a economia da cidade.
“São ações locais que movimentam nossa economia e que tem o respeito e o apoio, no que for preciso, da ACIG. Além da Feira do Produtor Rural, que teve início em outubro do ano passado, temos as edições da Feira Livre que acontece às quartas-feiras e aos domingos e também temos a Feira dos Produtos de Garça, que traz o melhor do nosso artesanato, do nosso empreendedor e que acontece, via de regra, uma vez ao mês”, disse o dirigente.
Segundo ele, as feiras unem uma necessidade dos pequenos produtores em acessarem novos mercados e a demanda dos munícipes por produtos saudáveis e de qualidade.
“Ao comprar direto com os produtores locais, as pessoas garantem produtos de qualidade, sem substâncias tóxicas, conseguem os melhores produtos da época, melhores preços e ainda auxiliam na geração de emprego e renda e mexem com nossa economia, de uma forma positiva. Um dos exemplos, de produtores que participam dessas feiras é a Dona Nice do Banco da Terra. O trabalho realizado por ela se sobressaiu e mostra o que temos de bom. A Dona Nice, que tem um trabalho singular, puxou a lista, mas temos muitas ‘donas nices’, muitos empreendedores que atuam nessa área e que buscam sempre o melhor”, falou Dias, falando ainda sobre a importância em valorizar os produtos regionais aumentando o espaço de divulgação e gerando novas oportunidades de receitas para os pequenos produtores locais, seja com o aumento das vendas ou em novas possibilidades em outros modelos de negócios.
O dirigente salientou que a ACIG está de portas abertas para auxiliar os empreendedores garcenses.
“Temos um aparato e ligações uma vez que atuamos junto a comerciantes e industriários, mas o produtor rural, o produtor é um empreendedor e a ACIG também atua para fomentar o empreendedorismo garcense. Estamos de portas abertas”, frisou ele. (Foto arquivo)