Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associações Comerciais criam Comitê de Tecnologia e Inovação para discutir efeitos do Marco Regulatório da Inteligência Artificial nas MPEs

Notícias 03 de dezembro de 2025

Os impactos do Marco Regulatório da Inteligência Artificial sobre as micro e pequenas empresas entraram de vez na pauta das Associações Comerciais e serão acompanhados pelo recém-criado Comitê de Tecnologia e Inovação da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil).

Durante reunião do Conselho Deliberativo da Confederação, realizada nesta quarta-feira (03/12), em Brasília, o presidente da CACB e da Facesp, Alfredo Cotait Neto, afirmou que o comitê terá papel central no apoio aos pequenos negócios diante das transformações provocadas pela IA. “O comitê vai acompanhar e buscar formas de ajudar os pequenos negócios em relação ao impacto da inteligência artificial. Seremos um canal de informação para estes empreendedores”, destacou.

A empresária e investidora Camila Farani, que coordenará o comitê, ressaltou que as micro e pequenas empresas — além de profissionais liberais — já utilizam a inteligência artificial para ampliar produtividade, reduzir custos e ganhar eficiência. “Quem não usar corre o risco de ficar obsoleto nos próximos anos”, afirmou.

EXCESSO DE REGULAÇÃO

Ela alertou para a necessidade de atenção ao Projeto de Lei que trata do tema, já que a proposta tende a favorecer grandes empresas, especialmente big techs. “Há o risco de micro e pequenas empresas deixarem de usar inteligência artificial pelo excesso de regulação. Além disso, podem ser extintas pela falta de automação e investimentos. É preciso que o setor produtivo se mobilize”, disse.

Além do Comitê de Tecnologia e Inovação, a reunião do Conselho Deliberativo marcou a criação de outros grupos de trabalho voltados a propostas estratégicas para o setor produtivo.

Foram instituídos comitês dedicados à atuação política para 2026 e à definição de uma agenda de atividades. No campo político, o objetivo é estruturar estratégias para ampliar a representação da classe empreendedora e de pautas ligadas à livre iniciativa no Congresso Nacional.

Fonte: CACB

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE