A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) aderiu ao Programa Alimentar o Futuro, iniciativa do Conselho Superior de Responsabilidade Social (Consocial) da Fiesp. A cerimônia de adesão foi realizada nesta segunda-feira (18), na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
O programa tem como objetivo garantir que toda criança tenha acesso a uma alimentação saudável.
O evento contou com a presença do presidente da Facesp e da CACB, Alfredo Cotait Neto; do secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado e vice-presidente da Facesp, Gilberto Kassab; e do presidente do Consocial da Fiesp, Raul Cutait; do conselheiro da Facesp, Marco Bertaiolli; além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e presidentes de Associações Comerciais das 62 cidades que receberão a iniciativa nesta primeira fase, localizadas nas regiões do Vale do Ribeira e de Araraquara.
“Nosso sistema pode contribuir de forma significativa com este projeto, porque trata-se de uma ação de cidadania”, afirmou Cotait. “As Associações Comerciais têm atuação municipalista e poderão ajudar na criação e no desenvolvimento dos conselhos de segurança alimentar. Começamos nestas duas regiões, mas, ao nos engajarmos, em breve estaremos em todo o Estado”, disse.
Já Raul Cutait destacou que o objetivo é criar um modelo que possa ser replicado, com base na integração entre poder público, sociedade civil e iniciativa privada. “Se houver esta integração, teremos sucesso. As Associações Comerciais estão na linha de frente e têm forte presença na sociedade. Não é apenas uma parceria, é uma simbiose que fará com que nossas crianças se alimentem bem e se tornem bons cidadãos. É disso que se trata”, frisou.
Para Kassab, a união das entidades é essencial. “Não existirá um mundo melhor se não oferecermos segurança alimentar às crianças. Cada um aqui tem muito a contribuir com este programa, que tem potencial para ser uma referência internacional”, avaliou.
Clique aqui e saiba mais sobre o Programa Alimentar o Futuro.
INSEGURANÇA ALIMENTAR EM SP
Durante a cerimônia, Raul Cutait, que também é médico, apresentou dados preocupantes. Só no estado de São Paulo, o mais rico do Brasil, cerca de 3,2 milhões de pessoas vivem em insegurança alimentar moderada ou grave, sendo que 1,4 milhão não sabe se terá o que comer. Além disso, 3,5% das crianças de 0 a 10 anos, atendidas pelo SUS, estão desnutridas.
Por outro lado, as projeções indicam que, até 2050, cerca de 31% das crianças e adolescentes estarão acima do peso, tendência que avança mais rápido entre famílias de baixa renda.
Confira aqui a apresentação realizada na cerimônia.
REDE ENGAJADA
Diante deste cenário, a Rede Facesp passa a ter papel fundamental no fortalecimento e na atuação dos Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional.
As Associações Comerciais vão trabalhar para mobilizar a sociedade civil e o setor empresarial em iniciativas de combate à insegurança alimentar. Também assumem o compromisso de ampliar a conscientização sobre a importância da alimentação saudável na infância, por meio da disseminação de conteúdos educativos.
Mais informações:
Cleber Lazo - Comunicação Facesp | cleber.lazo@facesp.com.br | (11) 3180-3539 / (11) 98340-4952
SOBRE A FACESP: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 61 anos de existência, é a legítima representante do empreendedorismo e da livre iniciativa, porque ouve e representa as 420 Associações Comerciais espalhadas por todo o Estado. A Rede Facesp corresponde a uma força única, que trabalha em prol do desenvolvimento econômico e da valorização das micro e pequenas empresas.