Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associações Comerciais inserem as micro e pequenas empresas no mercado digital

Notícias 18 de dezembro de 2023

A inclusão das micro e pequenas empresas (MPEs) no mercado digital deixou de ser uma opção para se tonar a única forma de garantir a sobrevivência e a sustentabilidade. A presença on-line proporciona ao pequeno negócio a oportunidade de ultrapassar as barreiras geográficas, expandir o alcance dos produtos e dos serviços e estar alinhado ao atual perfil de consumo. 

Mesmo tendo a consciência da importância de estar inserido neste contexto, o empreendedor e a empreendedora que estão à frente de uma MPE encontra diversos obstáculos para entrar neste universo. 

E isto ocorre por uma série de motivos, que vão desde a rotina - o proprietário, na grande maioria das vezes, também é o atendente, o caixa, o RH, a central de compras, o entregador, o publicitário..., até mesmo as dificuldades em encontrar informações objetivas sobre como utilizar as ferramentas que teria à disposição. 

O dono do comércio sabe muito bem que ao utilizar as plataformas on-line, terá a oportunidade de alcançar um número maior de consumidores, ampliar a base de clientes e, consequentemente, ampliar as receitas. 

A revolução digital mudou a maneira de como os negócios são feitos, e as MPEs, pelo bem da retomada econômica, não podem ficar à margem deste movimento. Isso é um fato, porém, como, afinal, um pequeno negócio pode ser inserido neste mercado e beneficiado? 

A resposta para esta questão mais uma vez foi dada por um sistema que existe justamente para atender as necessidades e as demandas das micro e pequenas empresas: as Associações Comerciais. 

A Rede de Associações Comerciais assumiu o papel de diminuir este abismo entre a classe empreendedora e o mercado digital. 

E para promover e acelerar esta necessária transformação digital, a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) firmaram uma parceria com a Meta, a big tech responsável pelo Instagram, pelo Facebook e pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. 

CARAVANA 

Entre os meses de agosto e dezembro de 2023, uma caravana de capacitações foi realizada em todo o Brasil, para levar informações diretas e objetivas sobre o uso das plataformas da Meta. 

O estado de São Paulo recebeu quatro edições: Marília, Campinas, Franca e Piracicaba. As Associações Comerciais das respectivas cidades mobilizaram a classe empreendedora local e promoveram grandes encontros. 

O resultado não poderia ser diferente: sucesso de público. Com um conteúdo rico e dinâmico, mais de 2.500 empreendedores participaram dos treinamentos, ministrados por especialistas da Meta, que trouxeram informações atualizadas sobre como usar de maneira eficiente as redes sociais e o aplicativo de mensagem. 

Os treinamentos ofereceram a oportunidade de as pequenas empresas explorarem novas formas de vender e, ainda, de se adaptarem aos padrões de consumo contemporâneo. 

LEGÍTIMA REPRESENTANTE DAS MPEs 

“Esta parceria com a Meta, que viabilizou o acesso a conhecimentos e informações inspiradoras, foi uma valiosa conquista da CACB e da Facesp, que, muito mais do que representarem os milhares de associados, exercem a missão de serem as verdadeiras guardiãs do empreendedorismo brasileiro”, afirmou o vice-presidente da Facesp na região de Marília, Adriano Martins. 

"Acreditamos e defendemos que mesmo o pequeno lojista pode e deve entender de que maneira utilizar suas redes sociais e os aplicativos de mensagens para ter uma comunicação mais assertiva com os clientes e, consequentemente, ampliar as vendas. A parceria com a Meta, que trouxe para Campinas a caravana de Inclusão Digital, sem dúvida é um exemplo inspirador e de sucesso do quanto a união de forças é a chave principal para o crescimento econômico de todo o Brasil", ressaltou Adriana Flosi, presidente da ACIC Campinas e vice-presidente da Facesp. 

Vice-presidente da Facesp na região de Franca, João Cheade avaliou que a “iniciativa da Federação foi assertiva e coerente com o papel de incentivadora da livre-iniciativa” “Ao proporcionar esta experiência única aos empreendedores, de estarem com representantes da Meta para um treinamento inédito, a Facesp contribuiu para que as Associações Comerciais atuassem de forma relevante junto aos associados, fortalecendo a rede”, disse. 

"A preparação do empreendedor se torna essencial para o desenvolvimento empresarial, grande missão da rede de Associações Comerciais. Acredito que o treinamento conquistado junto a Meta veio como resposta a uma necessidade do mercado”, ponderou o presidente da ACIF Franca, Fernando Rached Jorge. 

Já o presidente da ACIPI Piracicaba, Marcelo Cançado, frisou que a parceria Meta/ CACB/Facesp é uma grande conquista para as MPEs. “Uma ação importante por levar, com exclusividade, informações altamente relevantes, atualizadas e de uma maneira leve, didática e produtiva. Todos os participantes foram unânimes em comentar sobre a riqueza dos conteúdos apresentados. São parcerias nestes moldes que nos motivam a continuar somando esforços para crescermos juntos”, finalizou Cançado.

Mais informações:

Cleber Lazo / Comunicação Facesp

cleber.lazo@facesp.com.br / (11) 4240-8034/ (11) 98340-4952 

SOBRE A FACESP: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 60 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE